Você utiliza mapas mentais para planejar seu livro?

A utilização de mapas mentais em seus projetos são muito úteis para lhe guiar durante processo, desde a montagem da idéia, planejamento, estruturação até a arte final.

Ele servirá de GPS, indicando a você qual o próximo passo a ser executado, qual caminho seguir e o momento certo para iniciar cada atividade, ordenando o processo de forma clara e objetiva, além de fornecer uma ampla visão de todo projeto.

Algumas pessoas criam seus mapas mentais manualmente, mas existem softwares gratuitos e pagos que executam esta atividade, deixando seu projeto com visão mais profissional, com maior entendimento e clareza.

Abaixo o programa que utilizo muito na montagem de meus projetos, ele é gratuito, muito prático e você pode utilizar os diversos modelos prontos para serem seguidos.

Xmind

 

Se você não gosta de ferramentas em Inglês, a grande vantagem desta é que você pode baixar a versão em Português e usufruir de todos os recursos com mais facilidade.

No XMind 6 é possível incluir arquivos como Word, Excel, PDF e Power Point, sendo um ótimo recurso para deixar seu projeto mais completo, sem deixar nenhum arquivos perdido.

Xmind - tela

Como todo software gratuito, ele também disponibiliza alguns recursos como; Exportação do arquivo para o MS Office, Modo de Apresentação estilo Power Point, Modo Brainstorm que apresenta um modelo para ter mais inspirações, e o Diagrama de Gantt, que podem ser adquiridos através da licença paga de 29 dólares.

Porém, a utilizações de modelos gratuitos atendem perfeitamente a todas as necessidades que um escritor precisa para planejar e seguir os passos para execução de sua obra.

Nele você pode ordenar toda sequência de planejamento, desde a montagem da capa, a introdução, capítulos, e conclusão, assim com esta ferramenta você terá mis praticidade e rapidez, facilitando mais ainda seu trabalho permitindo que você dê foco na escrita de sua obra.

Abaixo o link para download do software em sua versão XMind6.

http://www.xmind.net/

Compartilhe e deixe seu comentário abaixo

2 Comentários

  1. Ainda não conhecia esse software. Depois de ler um livro sobre mapas mentais, comecei a utilizar para planejar contos e capítulos de narrativas mais longas. Gosto do papel e caneta, mas imagino que programas devem quebrar um galho.
    Abraços

    • Ola Ben
      Utilizo este software já algum tempo e ele tem sido muito útil na elaboração das minhas histórias.
      Espero que você consiga aproveitar bastante deste recurso.

      Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *