Você sabe a diferença entre ‘Contar’ ou ‘Mostrar’ uma história?

Quando escrevemos uma história, devemos escolher a melhor forma de apresenta-la aos leitores, para que se torne uma leitura agradável e dinâmica.

Para atender estas especificações, você pode escolher duas formas de apresentar sua história, o formato ‘Contar’ os acontecimentos ou o formato ‘Mostrar’ os fatos.

A grande diferença entre estes formatos, está relacionado ao tipo de reação que você deseja provocar no leitor.

Vamos entender melhor esta diferença?

Contar uma história

Ao escrever uma história no formato ‘Contar’, o escritor resume os fatos do enredo que deseja transmitir ao leitor.

Desta forma o escritor limita o poder, ou na possibilidade de deixar o leitor imaginar os detalhes das ações que a história remete.

Da mesma forma, ‘Contar’, ajuda o escritor a reduzir em poucas palavras, um período de tempo relativamente extenso e, o orienta no caminho pelo enredo com apenas os fatos mais importantes da trama, sem expor os detalhes.

Abaixo um exemplo da forma de contar os fatos.

“André andava distraído pela rua.  Ele estava perdido em seus pensamentos”

Ao escrever desta forma, o escritor transmite as informações prontas aos leitores, sem expor os detalhes e expondo o momento do personagem, neste exemplo ele está “distraído”.

A forma de ‘Contar’ é diretamente racional, autoexplicativo, entregando uma mensagem direta ao leitor, evitando que ele tenha um “momento filosófico” dentro do enredo.

Mostrar uma história.

A forma de ‘Mostrar’, reduz a velocidade da narrativa, transmitindo ao leitor mais sensações, através da descrição da história, de forma que o ajude a entender os fatos, principalmente os emocionais.

Desta forma, o escritor introduz o leitor no texto, provocando seus sentimentos.

Abaixo um exemplo da forma de mostra os fatos.

“Enquanto andava distraído pela rua, André abriu um largo sorriso.  Podia sentir a elasticidade dos músculos de seu rosto ao abrir a mandíbula.  Ele percebia que seu sorriso espontâneo, provocava a mesma reação em outras pessoas.   Naquela tarde ele sentiu pela primeira vez, a reação de um sorriso autêntico direcionado somente a ele”.

O formato de ‘Mostrar’ é mais emocional, com descrição aos detalhes, isso torna a leitura mais intuitiva, dando a oportunidade ao leitor de sentir as mesmas emoções que o personagem.

Ao descrever o cenário desta forma, permite ao leitor visualizar os acontecimentos com mais detalhes, pois o escritor reduz a velocidade dos acontecimentos.

No exemplo acima, podemos perceber que o escritor chama a atenção do leitor para os detalhes do sorriso alegre do personagem, e todos estes detalhes se originam do trecho “Enquanto andava distraído pela rua”.

Na forma “Mostrar”, o escritor se coloca no lugar do personagem, desse modo ele consegue ajudar o leitor a ter uma visão mais clara do sentimento do personagem.

As diferenças

Na forma “Contar”

  • O escritor apela para a razão.
  • A história vai direto ao ponto, apresentando as informações.
  • É ter a informação que o personagem foi atropelado.

Na forma “Mostrar”

  • O escritor apela para emoção.
  • A história é rodeada de exemplos.
  • Permite que o leitor tenha emoções.
  • Cria uma empatia com o personagem.
  • É sentir o impacto do carro contra o corpo, o som dos ossos se quebrando e o sangue vertendo pelas feridas.

Quais são os momentos certos para contar ou mostrar?

Durante a escrita da sua história, há certos momentos na trama onde você precisa escolher quais informações transmitir, para manter o interesse dos leitores.

Para isso, você deve ter mais sensibilidade, para perceber quais momentos dentro do texto, você deve contar os acontecimentos ou mostra-los.

O melhor para seu texto é deixa-lo equilibrado, de modo que não ‘Conte’ demais, pois desta forma a narrativa torna-se acelerada, dificultando o entendimento dos leitores, evitando com que eles se envolvam com os personagens.

Da mesma forma, ‘Mostrar’ muito, torna o ritmo da narrativa muito lento, impedindo que os leitores imaginem por si só os detalhes da história.

Este é o grande desafio que os escritores precisam superar dentro de sua história.

Obtendo este balanceamento entre ‘Contar’ e ‘Mostrar’, garante ao leitor um envolvimento emocional mais intenso, e ao mesmo tempo evita o desgaste de uma leitura sem ação ou expectativas.

Este é mais um desafio para todos os escritores, iniciantes ou profissionais.

Até breve

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *