Tenha seu próprio estilo de escrita

Assim como uma pessoa é diferente de outra, física e mentalmente, o estilo de escrita também é diferente, ou pelo menos deveria ser, para se diferenciar de outros escritores, por isso; tenha seu próprio estilo.

Algumas pessoas dizem que gostam de escrever, possuem uma história interessante para contar e por isso, desejam escrever um livro, porém, mais importante que escrever é se tornar um(a) escritor(a).

O estilo de escrita é saber unir as palavras de forma que traga beleza, harmonia e seja a alma de sua história.

Claro que a capacidade de produzir uma trama bem elaborada, descrever personagens com riqueza em detalhes ofícios e psicológicos são importantes, mas o que faz a diferença entre os milhões de livros espalhados pelo mundo é, sem dúvida, o estilo que o escritor aplica em seus  textos.

É o estilo, que torna algumas obras memoráveis e clássicas, poucos são os livros que resistem ao tempo, pois não possuem a qualidade necessária para comover gerações de leitores, famintos por vibrar e se empolgarem com uma história bem escrita.

O que fazer?

Escreva sobre coisas que você goste, conheça e acredite nela, pois senão fizer assim, seu texto soara como algo falso e ilusório, mesmo que você consiga conclui-lo sem nenhum erro gramatical, ele será no mínimo previsível aos seus leitores.

  1. Ouse escrever, não se apegue as correções, isso será feito posteriormente. Se você se apegar a isso, seu texto não fluirá, e manterá sua mente preocupada em ser perfeccionista a todo instante.
  1. Anote suas ideias, pois nunca saberemos quando uma inspiração poderá surgir. Pois se não anotar uma ideia, ela ficara perdida nos constantes pensamentos.
  1. Antes de utilizar uma palavra, tenha certeza que é este conceito mesmo que você deseja utilizar. Pesquise sobre esta palavra e raciocine, antes de emprega-la.
  1. Procure sempre ter o objetivo de encantar seus leitores, pense como eles e obtenha a resposta para o que eles procuram, pergunte se, porque devo ler este livro? O que ele me agregara de valor e satisfação?
  1. Ao escrever seu livro, imagine que ele fara parte da limitada biblioteca de livros memoráveis, sempre imagine que o melhor livro que você conhece, é aquele que você está escrevendo para seus leitores.

Produza textos bem escritos

No momento de escrever seu livro, você deve se esforçar para atrair o interesse dos leitores, para conseguir isso é necessário que seu texto esteja estruturalmente bonito, bem escrito, ponderado, quantidade certa de palavras, palavras escolhidas, pensadas e inseridas no local, de forma coerente.

Quem lê muito, os textos somente de um escritor, consegue identificar o estilo que ele emprega em suas histórias, mesmo lendo pequenos trechos que não contenham a identificação daquele escritor, o leitor consegue identificar seu estilo.

Uma forma de produzir textos bem escritos, é realizar revisões constantes a favor de melhora-los e, ter a certeza que empregou seu estilo no texto.

Textos bem escritos não se referem somente a romances, histórias dramáticas que comovem seus leitores também podem e, devem ser bem escritos.

Revise e corrija seu texto, até que você tenha absoluta certeza que é isso mesmo que você deseja transmitir.  Melhore seu texto e faça com que a escrita seja prazerosa, conte sua história, mas conte-a bem, pois assim são criadas as literaturas.

Escrever bem é o ato de corrigir e melhorar o que já foi escrito.

Para identificar se seu texto está bem escrito, seja você mesmo o crítico de seu texto.  Leia-o e, identifique os pontos que podem ser melhorados, se o contexto geral atingiu o esperado.

Tenha capacidade de identificar numa frase, o que pode ser alterado, acrescentado ou retirado, desta forma você cria seu estilo, fazendo surgir um trecho aperfeiçoado e bem definido.

Quando estiver escrevendo, faça como se estivesse criando um poema, pois desta forma as palavras se encaixarão como versos e terão uma estrutura própria.

Leia poesias, e tente escrever seus textos da mesma forma que as poesias são escritas, assim você produzirá um texto bem escrito.

Um dos erros que escritores (principalmente os iniciantes) comentem é; escrever coisas demais ou contar tudo sobre alguma coisa.  O ideal é, deixar que os leitores usem a imaginação para participar da historia e, consigam identificar seu estilo em cada capítulo.

Pratique a escrita e treine seu estilo, assim seus leitores podem identificar que os textos são seus, mesmo não sabendo quem os escreveu.

Neste link você tem acesso a mais material sobre este assunto.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *