Tempestade para inspirar ideias

Algumas pessoas relataram, que tem problemas para se inspirar e ter ideias na criação de uma história.  Isso causa o temido “bloqueio de escritor” que para alguns pode ocorrer no meio ou no final da história, que pode levar a frustração.

Uma técnica que aplico quando isso ocorre comigo, é bem conhecida e funcional, são as sessões de brainstorm (tempestade de ideias) que são muito úteis, mas eu prefiro Tempestade para inspirar ideias.

Você pode me dizer que já conhece brainstorm, já aplicou algumas vezes, e isso não funcionou.

Porém digo a você, que pode acontecer de algumas sessões de brainstorm serem mais produtivas que outras, você pode ter realizado uma sessão e ter saído com a impressão de que não conseguiu produzir nada.

Isso pode ocorrer, devido a forma com que você executa a sessão.

A melhor maneira de deixar a criatividade fluir não é simplesmente sentar-se em frente a uma mesa e escrever o que aparece em sua cabeça.

A melhor forma, é criar uma nova maneira de pensar nas situações é sair do tradicional, sair do chamado “Arroz com Feijão”.

Para te ajudar a executar sessões de brainstorm de maneira mais produtiva, criei alguns passos criativos para animar suas sessões e melhorar sua criação de ideias, e assim conseguir desenvolver seu texto.

Mude de lugar

TEMPESTADES PARA INSPIRAR IDEIAS

Avaliei o local físico que você utiliza para realizar estas sessões.  Você pode estar acostumado a escrever numa sala reservada, ou num canto preferido de sua casa, porém ao realizar uma sessão de brainstorm, procure sair de seu lugar favorito para outro diferente do que esta acostumado, pois isso pode realmente afetar a maneira que seu cérebro pensa.

Procure ambientes descontraídos como, parques, bares e até shopping centers, para algumas pessoas isso é muito relaxante.  Cientistas dizem que este tipo de ambiente, acelera a conexão neural afetando as ideias que você cria, assim você tem outra visão do que é natural.

Porém, se você não conseguir ou preferir ficar em seu canto, modifique o ambiente que está, procure reorganizar sua mesa ou os quadros na parede.   Ande pela sala durante a sessão de brainstorm, isso incentiva a criatividade dando movimento em suas ideias.

Para as pessoas que gostam de lugares como cafés, bares ou outro ambiente como movimento, tomando este como seu referido, mas não querem ou não podem estar nestes lugares a todo momento, é possível sentir-se como se estivesse nestes ambientes.

Com a ferramenta do link abaixo, é possível criar estes tipos de ambientes, e você pode ficar no seu lugar preferido de sua casa ou escritório, como se estivesse num café.

https://coffitivity.com/#home

 

Fazer desenhos e rabiscos

TEMPESTADES PARA INSPIRAR IDEIAS

Ao fazer rabiscos e desenhos, você estimula a criatividade obtendo mais foco no que está fazendo além de aguçar a memória para guardar as informações com mais facilidade.

A maior assimilação, deve-se ao fato de que a mente, começa a se envolver muito mais com linguagem visual do que a escrita.

Como a proposta deste artigo é sair da forma tradicional das sessões de brainstorm, que são baseadas em escrever as várias ideias no papel, sem nenhum bloqueio, desenhar e rabiscar ajuda você a sair desta mentalidade tradicional e pensar nas ideias que você está assimilando de forma diferente, criando assim novas possibilidades.

Por exemplo, se você gosta de histórias de mistério, onde leva a desvendar um assassinato, que tal começar desenhando o ambiente que ocorreu o fato?

Se ocorreu num quarto, desenhe o lugar com todos os detalhes, onde foi encontrado o corpo, na cama, no chão?   Desenhe os detalhes da cama, a posição do corpo e se estava um quarto de hotel ou na residência.

A partir do desenho pré-definido, você conseguirá acrescentar novos componentes que agregarão valor e sentido a sua ideia, isso pode ser o início de uma grande história.

Painel de Controle

TEMPESTADES PARA INSPIRAR IDEIAS

Após pensar muito, criar, escrever, desenhar e rabiscar, haverá uma quantidade enorme de informações e papéis espalhados pela mesa, com palavras sem sentido e sem uma estrutura específica.

Organizar todas estas ideias pode parecer complicado, porém é a forma mais rápida e prática de utilizar os tópicos que serão aproveitados na história.   Uma boa forma de organizar estas palavras e formar uma ideia é através dos mapas mentais.

Você pode criar o mapa mental desenhando no papel, e utilizando cores variadas para separar os tópicos, no primeiro momento, você insere a ideia central e depois ramifica em tópicos e sub tópicos.   Porém, existem ferramentas online e offline que facilitam bastante este trabalho, bastando somente inserir os dados, assim você pode adicionar os capítulos e montar as ramificações.

Criei este artigo onde você encontra mais informações sobre mapa mental, e como ele pode ser baixado gratuitamente.

Portanto, quando as ideias estão desenhadas num mapa mental, você tem a visão geral organizada, igual a um painel de controle, assim fica mais fácil se orientar para os próximos passos que deve ser seguidos como; inserir os capítulos, os subcapítulos, o título, a capa e demais informações que entender necessárias.

Neste artigo você encontra mais informações sobre como organizar as ideias.

Ampliar ideias

TEMPESTADES PARA INSPIRAR IDEIAS

Você realizou sessões de brainstorm, aplicou as técnicas apresentadas aqui, e mesmo assim o máximo que conseguiu foram somente algumas palavras que te deixou insatisfeito(a) com o resultado.

Existe uma forma de elaborar mais ideias a partir da única ideia que consegui, nem que seja aproveitado apenas uma delas.

Se você conseguiu somente a palavra do tema central, amplie-a em partes menores mas com riquezas de detalhes, que naturalmente outras ideias surgiram dela.

Voltando ao nosso caso de mistério de assassinato;

Se a única ideia foi o assassinato num quarto, amplie para as situações ainda não previstas como;

Uma manchete no jornal com o título.

“Mulher é encontrada morta num quarto de hotel, ao lado da prefeitura”

A partir daí amplie as situações para, quem encontrou o corpo, o quarto era em qual andar, o hóspede se registrou sozinho, qual o período de estada.

Perceba que a partir da única ideia sobre um assassinato, poderá surgir várias situações onde você conseguira ampliar as ideias.

Resumo

Estas foram algumas situações que você pode utilizar quando for criar ideias para sua história.

Aqui no portal, você encontra mais artigos sobre tramas, criação e elaboração de ideias, pesquise neste canal.

“A mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará ao seu tamanho original” – Albert Einstein

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *