Técnicas para criar um enredo bem planejado

Uma das formas de evitar o temido bloqueio criativo é saber planejar bem o enredo da sua história.

Um dos segredos de um bom escritor é saber como sua história irá terminar, antes mesmo de começar a escrever.

Para criar um bom enredo, podemos utilizar algumas técnicas que auxiliam e guiam nesta tarefa.  Neste artigo, iremos conhecer o método mais utilizado para execução deste tipo de tarefa, o método Snowflake, mas antes vamos ler sobre algumas vantagens de aprender a criar um enredo bem planejado.

Vantagens de criar um enredo bem planejado

Ao utilizar técnicas de planejamento para elaborar um enredo, o escritor já ganha uma boa vantagem em relação a quem não utiliza nenhuma técnica.

A principal vantagem em elaborar um planejamento é a organização de seus processos e segurança no momento da escrita, pois com o planejamento detalhado, você ganha mais confiança na continuidade da escrita, evitando se perder no meio da história e desistir no meio do caminho.

Este planejamento será seu guia ao longo da escrita, pois com ele você não ficará perdido e não terá motivos para não escrever.

Com este guia sempre a mão, ao longo da história, você pode ir deixando dicas aos leitores sobre os possíveis finais da história, deixando seus leitores mais curiosos e menos propensos a desistir da leitura.

Utilizando o planejamento, você será capaz de criar enredos bem complexos e mesmo assim, terá o controle da história sem se preocupar se conseguirá terminar o capítulo.

Método Snowflake para criar enredos

O método Snowflake é uma das técnicas mais populares e utilizadas por escritores em todo o mundo.

Snowflake, ou floco de neve, consiste na ideia de visualizar o floco de neve como uma figura geométrica, e quanto mais flocos se juntam, mais a figura fica complexa, porém ao mesmo tempo mais informações e direções serão adicionadas e quando agrupadas, montarão seu guia.

A ideia geral para utilizar este método, consiste em começar escrevendo uma pequena frase que resume a história, depois o próximo passo é escrever um parágrafo, logo depois escrever uma página inteira.

Veremos o passo a passo deste método a seguir.

Passo 1 – Resumir a história em uma frase

O primeiro passo para um enredo bem planejado parece simples, mas cada etapa precisa de um período de tempo para criação, esta por exemplo exige um tempo necessário para que você consiga escrever um resumo de sua história em uma frase, que pode levar em torno de uma hora.

Para ajudar na elaboração da frase, utilize pelo menos quinze palavras, abordando as principais questões do enredo sem incluir os nomes dos personagens.

Preocupe-se em escrever um resumo que aborde o contexto de sua história, não se preocupe com a perfeição, pois o método consiste em aperfeiçoar o enredo aos poucos.

Passo 2 – Criando um parágrafo através da frase

O tamanho recomendado para um parágrafo é de cinco frases, essa construção leva em torno de uma hora para ser elaborada.

A primeira frase do parágrafo deve descrever as informações básicas da história como um pano de fundo, sendo o resumo que você escreveu anteriormente, mas um pouco mais abrangente, porém sem expor o final.

A partir da segunda frase até a quarta frase, você precisa escrever os principais desafios dos personagens, e os eventos que acontecerão na história.

Na última frase, você precisar escrever o que acontece no final da história, revelando as tramas e concluindo assim o enredo.

Passo 3 – Escrevendo uma página utilizando a frase

Após concluir o resumo e a frase, você já conhece bem como será a história que pretende escrever.

Agora o passo próximo passo é desenvolver os personagens que irão conectar os leitores a sua história.   Neste link eu escrevo e apresento um pouco mais sobre como criar personagens.

O importante neste momento e criar um resumo contendo os principais elementos de cada personagem.

Este resumo deve conter as seguintes informações.

  • Nome do personagem.
  • Desafios e motivações do personagem.
  • Objetivos deste personagem.
  • A evolução dentro da história.

Neste link eu deixei um modelo de ficha de personagem para você utilizar.

Uma coisa interessante que pode acontecer quando você monta essas fichas, é que seus personagens podem começar a “fazer exigências” sobre a história. Poderá ser possível, que ao longo da montagem da ficha, você mude de ideia sobre algo que havia planejado para um personagem, e perceber que faria mais sentido ao personagem agir de maneira diferente que você planejou.

Passo 4 – O resumo de uma página em quatro páginas

Após a criação do resumo criado em uma página, você precisa expandir a ideia e transformar cada parágrafo em páginas.

Nesta etapa você começará a descrever as cenas, os processos e pensar estrategicamente de como será o desenrolar da história.

Neste ponto você provavelmente vai querer voltar as etapas e atualizar os resumos com as novas informações que elaborou.

Se for necessário e você decidir que é fundamental para o andamento de sua história, volte e reescreva seu resumo.

Não tenha pressa ou desanime se for necessário reescrever seu resumo, pois será através dele que sua história será criada.

Passo 5 – Lista as cenas que deseja escrever

Listar as cenas que irá escrever é a ultima etapa deste planejamento.

As listas podem ser criadas numa planilha pois permitem que você organize as ideias no modelo Snowflake.

A medida que você for criando as listas, perceberá que novas versões poderão ser desenvolvidas e as atuais poderão ser evoluídas. O resumo de quatro páginas elaborado no passo anterior será base para esta etapa.

Cada linha que for criada na planilha deve corresponder a uma cena, a primeira coluna desta planilha corresponde ao personagem central e, toda perspectiva deve ser criada em torno deste personagem.

A próxima coluna corresponde aos eventos que ocorrerão na cena, e caso seja necessário elaborar mais eventos, adicione mais colunas.

Resumindo o método

A dica final para começar a desenvolver esta técnica é descrever os eventos do enredo cena por cena, página por página.

A principal dica que você pode receber é apenas começar a escrever, e este mapeamento que você criou através deste método, será seu guia para a conclusão da escrita de sua história.

Até breve
Helder

2 Comentários

  1. Álvaro

    Boa tarde Helder,

    Estou acompanhando seu site e suas dicas já faz um tempo, criei um resumo de 4 paginas, tópico por tópico, quase um passo a passo do livro rs

    E agora a questão que me resta é: será que está coerente o suficiente? Digo, como saber as partes que eu deveria retirar e quais adicionar para dar coerência ao enredo da historia? Pra mim tudo parece importante, já li e re-li,
    porém tudo é necessário mas não sei se no conjunto da obra ”combina” rs entende?

    • Olá Alvaro
      Para te ajudar, o que vê precisa é dar o primeiro passo, seguindo um roteiro.
      No portal existe materiais para download que pode te guiar do inicio ao fim da escrita.
      Para seguir uma sequencia rápida, você pode começar pela; Ideia, Trama, Roteiro, Clímax e Conclusão.
      Depois de tudo escrito, você faz uma revisão e elimina possíveis trechos sem coerência.

      Espero ter ajudado
      Helder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *