Técnica Pomodoro

Às vezes quando passamos muito tempo escrevendo ou fazendo algum outro trabalho, o cansaço pode bater, perdemos a concentração e o foco no eu estava fazendo e, conseqüentemente à vontade de continuar a tarefa.

16

Para evitar esta situação, um italiano chamado Francesco Cirillo, inventou uma técnica no final dos anos 80 chamada Técnica Pomodoro.

Esta técnica vem da palavra italiana Pomodoro, que significa “Tomate“ em português, em referência ao popular cronômetro gastronômico que possui este formato.

Esta técnica é baseada, na ideia de realizar pausas freqüentes para aumentar a agilidade e foco na tarefa que esta executando.

Para isso, você precisa ajustar um cronômetro, pode ser do seu despertador, do smartphone, ou de qualquer outro aparelho que indique que o tempo determinado encerrou.

O tempo determinado na técnica Pomodoro é de 25 minutos, logo apo o momento que você começar a trabalhar, estudar ou qualquer outra tarefa que precise aumentar a produtividade.

Baseado nesta técnica, após o período de 25 minutos você deve descansar por 5 minutos.

Este descanso deve ser reservado para fazer qualquer coisa, desde que não seja trabalhar ou estudar, pode ser tomar um cafezinho, fazer uma ligação, brincar com seu filho (a), ou ir ao banheiro.

Ao fazer isso, você não se cansara da execução da tarefa que esta executando e ficará mais alerta e produtivo.

Caso a tarefa que você esteja executando, leve mais tempo além dos 25 minutos programados, a cada quatro “Pomodoros” realize uma pausa maior, sendo de 15 a 30 minutos.

Existem aplicativos que podem ser usados na utilização desta técnica, você pode baixá-los em seu smartphone e utilizá-los em suas tarefas.

Basta pesquisar por Pomodoro, instalar e, utilizá-lo em suas tarefas diárias.

Se você utiliza um PC ou Notebook, basta pesquisar por Pomodoro Timer e instalar como uma extensão do seu navegador.

Caso não queira baixar a extensão em seu navegador, você pode utilizar um cronometro online.

Com ele é possível cronometrar o tempo nos estilos;

  • Pomodoro (25 minutos),
  • Intervalo curto (5 minutos)
  • Intervalo grande (10 minutos)

É possível também, alterar o tom e volume do alarme, porém estes alertas são configurados apenas para quem utiliza os navegadores Chrome, Safari e Firefox.

Abaixo, seguem os links para você baixar a extensão no seu navegador e o cronometro online.

Extensão para o navegador

Cronômetro Online

Até breve

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *