Supere a resistência de escrever um livro

Uma maneira de vencer a resistência que te impede de iniciar a escrita de suas histórias é utilizar um truque muito prático e simples.

Um método chamado Foolscape ou em português, papel ofício.    A idéia é resumir toda sua história em apenas uma folha de papel, fazendo isso você evita desculpas e a procrastinação.

Quando li este método pela primeira vez, não consegui entender bem como funcionava, mas depois que decide utilizá-lo, percebi que simplicidade é também muito funcional.

Este método é o arranque que sua história precisa, porque às vezes você não sabe por onde começar e fica guardando as idéias somente na cabeça, aguardando o “momento certo” para escrevê-la, e muitas vezes este momento não chega.

O método na prática?

Em algumas papelarias você encontra blocos papel oficio a venda, normalmente são blocos de papéis amarelo com parágrafos maiores do que encontramos e uma folha de papel almaço, por exemplo.

Supere a resistência de escrever um livro

No método Foolscape é utilizado este tipo de papel, porém nada impede que você utilize um caderno comum ou até mesmo uma folha de papel sulfite, você escolhe o material que melhor adeque as suas condições.

Com o papel e lápis em mãos você agora precisa focar na história que pretende contar, evite os detalhes nesta hora, o importante agora é criar o resumo de sua história com inicio, o desenvolvimento e o final.

Você perceberá que todo este processo não levará mais do que trinta minutos, e todo aquele processo penoso de nem saber por onde começar se resumiu em apenas uma folha, e daí expandirá para um livro.

Passo a Passo

1 – Pegue o papel e o lápis.

2 – Escolha um local que lhe agrade.

3 – Antes de escrever, imagine toda sua história, do inicio ao fim.

4 – Escreva tudo aquilo que imaginou, resumido apenas em uma folha.

Pronto, assim você já deu o primeiro passo e transcreveu sua idéia num papel, evitou a procrastinação e agora tem algo para olhar e dizer; ”Vou dar andamento neste projeto”.

Porque num papel?

O importante é que seu resumo seja escrito em um papel, evite tentação de digitar num editor de texto em seu notebook ou smartphone.

Supere a resistência de escrever um livro

Sabemos que a tecnologia está a nossa disposição, porem o melhor neste primeiro momento é ter esta sensação de escrever, rabiscar e corrigir seu resumo à moda antiga.

Muitos escritores ainda utilizam o bom e velho caderno para escrever suas histórias, antes de transcrevê-las num editor de texto, temos exemplo do escritor Ariano Suassuna, que não abria mão de seus papéis, onde escrevia as suas histórias de sucesso.

Se você também tem problemas para transcrever suas histórias, devido à procrastinação ou por aguardar o momento certo, utilize esta técnica simples e rápida, você perceberá que o que parecida complexo se tornou muito simples.

E como disse o grande empresário, Henry Ford

“Nada é difícil se for dividido em pequenas partes.” (Henry Ford)

Até breve
Helder Diorio

4 Comentários

  1. Maria Helena Dias Pereira Mota

    Oi Helder.
    Sabe que eu faço sempre meus rascunhos em papel? Não gosto de começar no PC. No papel eu posso começar de 20 maneiras e depois, se achar que não está à minha vontade, recomeço. Sabe? Como não percebo quase nada de computadores, eu preferia que pudéssemos enviar em papel pelo correio. Porque já me aconteceu, desaparecer tudo. É muito frustrante.
    Essa sua ideia de resumir a história numa folha de papel, me parece bem original e, ao mesmo tempo, muito completa. É uma maneira de não nos “perdermos durante a viagem”. Já li muitos sites sobre escrita criativa mas não tenho ideia de ler em parte alguma. Ou se calhar já li mas não me lembro.
    Pois é. O problema maior, penso, que é o começo e o final. Como prender o leitor desde as primeiras linhas? Vou rever seu site e procurar se existe algo assim. Já li todos os artigos mas não me lembro.
    Adoro o seu site. Porque explica tudo muito bem, dá ideias, e parece que está aqui ao nosso lado a ensinar o que devemos fazer. Genial!
    Obrigada e um grande abraço.

    • Olá Maria Helena

      Escrever rascunhos em papel é sempre importante e interessante, pois com o rascunho é possível escrever sem a preocupação
      de ficar corrigindo o texto a todo momento.
      Desta forma a história flui com mais liberdade e as ideias vão se formando, mesmo sem utilizar uma estrutura.
      Escrever um início atraente e envolvente, pode garantir que seus leitores fiquem empolgados em descobrir o que acontecerá na próxima página.
      Quanto ao final da história, ela pode ter algumas formas de ser apresentada, da forma prevista e na forma surpreendente.
      Não existe uma forma correta, tudo irá depender da trajetória da sua história.

      Pretendo escrever artigos, sobre estas formas de escrever um final para histórias.

      Obrigado por seus comentários

      Grande abraço
      Helder

  2. Grazi

    Estou amando seus textos.

    • Grazi
      É muito gratificante receber este comentário.
      Espero sempre superar suas expectativas.

      Obrigado
      Helder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *