Preciso de talento para escrever?

Afinal, quem tem talento?

Esta pergunta pode surgir na sua cabeça em diversos momentos, desde o momento em que você tem a ideia de uma história, até mesmo após seu livro se tornar um best-seller.

Preciso de talento para escrever?

A maioria das pessoas se acham, inferiores e incapazes de desenvolverem novas habilidades. Isso acontece pela definição mental das informações que elas processam desde a infância.

Mas afinal o que define se uma pessoa tem ou não “Talento”?

Pela definição do dicionário, “Talento é tudo aquilo que a pessoa consegue desenvolver e aplicar”

Outra definição é: Indivíduo engenhoso, de habilidade ou capacidade incomuns, um talento de primeira ordem.

Mas para você definir e descobrir seu próprio talento, é preciso considerar quais habilidades de escritor você possui hoje e, quais você precisa conhecer ou aprimorar.

Outra questão é, quem tem a capacidade de definir se uma pessoa tem talento ou não, seja em qualquer área profissional ou artística?

A priori, são as pessoas que já fizeram muito pela área e, se tornaram expert no assunto, essas são as mais indicadas a decidir se tal pessoa tem talento ou não naquele quesito.

Um exemplo cotidiano são os professores. Normalmente eles são especialistas em determinadas áreas e possuem a capacidade técnica de julgar, se o aluno absorveu o conteúdo proposto durante o período em que foi transmitido.

Eles são os especialistas que podem definir, se o aluno possui o talento necessário para ser aprovado em determinado assunto.

Fases e dúvidas sobre seu talento de escritor (a)

Algumas pessoas determinam, que para escrever bem e ter talento, é necessário que alguma editora se interesse e publique sua obra, pois pensam que somente assim possuirão talento.

Preciso de talento para escrever?

Para outras pessoas, o que determina ter talento é somente quando sua obra vender centenas de cópias, ou ainda mais, somente quando sua obra se tornar um best-seller, é que terão certeza absoluta de seu talento.

O pior de tudo isso, é que a busca pelo talento se torna uma obsessão que nunca se satisfaz e, pode atrapalhar o desenvolvimento e qualidade da sua obra.

Mas, analise a seguinte questão;

Se eu descobrir que tenho talento, o que mudaria?  Somente o poder de julgar se outras pessoas também possuem ou não um talento?

Ter talento me traria algum benefício, ao criar uma nova história?

E pior, e se julgar que não tenho talento, devo desistir de escrever?

Analisando estas questões, podemos definir que ter ou não talento, pode ser algo menos importante.

O que realmente importa é que você consiga transmitir no papel, ou na tela do computador, a história que pretende contar.

Mas se isso ainda ficar martelando em sua cabeça, tenha uma definição clara para si do que é ter talento.

Para mim, ter talento para escrever, é conseguir transmitir de uma maneira clara para entendimento dos meus leitores, sobre a maneira como interpreto minhas histórias.

Por isso não existe o que é certo ou errado sobre ter talento, acredito que talento, pode ser moldado na linguagem como você transmite sua história.

O melhor da história

A boa notícia dessa história toda, é que ter talento é questão de aprendizagem.

Assim como qualquer outra qualidade, você pode aprender a ter talento para escrever e se tornar escritor (a), para isso, além de algumas técnicas a serem exploradas, é necessário ter dedicação e empregar esforço em prol desta habilidade.

Preciso de talento para escrever?

Mesmo que algumas definições de talento possam dizer, que talento é uma facilidade natural para realizar alguma tarefa.  Entendo que qualquer habilidade pode ser adquirida através de conhecimento, aplicação de técnicas e treinamento.

Pensando desta forma, analise quais habilidades você precisa desenvolver para se tornar um escritor (a), e pesquise por formas de adquirir este conhecimento.

Continue acompanhando os artigos e conheça algumas técnicas para desenvolver seu talento de escritor (a) nos próximos artigos.

Até breve
Helder Diório

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *