O que os editores procuram num livro?

Quando eu olhava a figura do editor, logo vinha em minha mente uma pessoa sisuda, mal-humorada, extremamente crítica, rodeado por pilhas de papéis, que nunca tinha tempo para atender ninguém, eu o imaginava um perfeito carrasco.

O que os editores procuram num livro?

Porém, esta primeira impressão foi desmistificada quando entendi a real função que este profissional exerce.

Rapidamente a figura carrancuda sumiu, ficando apenas minha curiosidade a respeito desta função, que pode ser mal interpretada quando não entendemos o que realmente é feito.

Entender esta função, serviu para me preparar quando inicio uma nova história, pois se meu desejo é ganhar o respeito do editor, primeiro preciso entender o que ele procura quando decide ler uma obra, quais são suas preocupações e o que mais atrai sua atenção.

Se você conseguir saber o que seu editor procura, certamente dará um grande passo para aprovação e sucesso de sua obra.

Veremos agora, o que os editores procuram num livro.

Como eles escolhem os livros que serão publicados?

Normalmente os livros selecionados são indicados por agentes literários, ou por pessoas especialistas num assunto específico, no caso de livros didáticos.

O que os editores procuram num livro

Os critérios são os mesmos adotados em todas as leituras, as histórias devem ter fluidez e clareza, além de uma boa trama que prenda a atenção do público.

Outro ponto que os editores observam é o cuidado com a escrita, por isso faça sempre uma revisão, de preferência a cada capítulo terminado e, quando concluir a escrita de seu livro, contrate um profissional revisor antes de enviar os originais ao editor, isso demonstra mais profissionalismo de sua parte, além de garantir que não haverá erros na escrita.

Ao escrever sua obra, evite o excesso de frases prontas e clichês, procure ter o domínio da narrativa,com personagens convincentes, estas são observações que os editores perceberão ao ler seus originais, evitar tais excessos é um item bem visto para aprovação de sua obra. 

 

 O trabalho de um editor

Normalmente editor também é um escritor, não que isso seja necessariamente uma obrigação, mas se este for o caso de seu editor,ele segue alguns passos determinados e conhece os caminhos e percalços que todo escritor vive durante a escrita de sua obra.

O que os editores procuram num livro?

Além destas características, ele também é bom um revisor, pois em sua avaliação, ele analisa o livro em todo seu contexto, desde a escolha do título até o desfecho da história.

Normalmente um editor trabalha diretamente com o autor, após a leitura da obra, ele pode fazer algumas sugestões de melhorias, mas nunca impõe mudanças baseado no que ele faria, a escolha final é sempre do autor, ele sempre define a forma que deseja contar a história.

Após passado este “Pente Fino” na leitura, é chegada a hora de montar a capa do livro, neste momento o editor trabalha com um profissional capista e as vezes com sugestões do próprio autor.

 

E nós escritores, o que ganhamos com isso?

Depois que entendi todo trabalho de um editor, minha percepção por este profissional mudou, percebi que o trabalho do editor não é ficar de cara feia o dia inteiro atrás de uma mesa repleta de papéis, ser mau humorado e inacessível.

O que os editores procuram num livro?

Entendi que um bom editor trabalha diretamente com o autor para e melhorar sua obra, pois é de seu interesse também que aquela história faça sucesso.

Agora que você entendeu um pouco do trabalho do editor, aproveite as dicas para que sua obra fique de acordo ao que eles esperam, desta forma sua história tem mais chances de ser um sucesso.


 

O que ganhamos com isso?

Além da satisfação de ter uma obra aprovada e publicada por uma editora, não precisamos nos preocupar com toda parte de marketing, divulgação e vendas, assim podemos trabalhar nos próximos livros, ganhar experiência e ser bem vistos pelos editores.

Se você gostou e entendeu um pouco do trabalho de um editor, deixe seu comentário, sugestão ou críticas sobre este assunto.

Até breve
Helder Diório

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *