Ler é a melhor base para escrever

Se você deseja escrever um bom livro, com criatividade e que caia no gosto dos leitores, saiba que a melhor forma de adquiri ideias, familiarizar com diferentes estilos de escritas e, criar seu próprio estilo, é lendo muitos livros.

Ler é a melhor base para escrever

Se você não tem o hábito, nem a frequência de ler, pode começar agora mesmo, a partir deste artigo, depois vá aprofundando em outros assuntos abordados em jornais, revistas, blogs, etc.

Criar um hábito de leitura é tão importante quanto escrever, pois com a leitura você perceberá novas perspectivas na criação de suas próprias histórias.

Entenda porque, ler é a melhor base para escrever.

Referências

Porém, tome cuidado com o tipo de texto que você está lendo, por que se a sua intenção é escrever um bom livro, você pode estar adquirindo referencias que não agreguem valor as suas pretensões.

Ler é a melhor base para escrever

Pois com referências de qualidade, você tentará reproduzi-las em seus textos, deixando-os mais interessantes aos leitores, por outro lado se a leitura que você adquire é de má qualidade, seus textos não atenderão suas expectativas.

A leitura frequente trará um ganho enorme de informações, que por sua vez expandirá sua mente em várias ideias e, estas informações adquiridas podem se tornar histórias.

Conhecer outras áreas

Para que este ganho seja maior ainda, procure ler assuntos de áreas que você não domina, desta forma você conhecerá novos conceitos e métodos que injetarão doses de criatividade que poderão ser aproveitados na criação e desenvolvimento de novas histórias.Ler é a melhor base para escrever

Quando lemos algo que não dominamos, na maioria das vezes, buscamos conhecer e entender melhor sobre o assunto abordado.  Alguns escritores afirmam que quanto mais leem, mais ficam inspirados, pois a curiosidade em determinado assunto os faz questionar e procurar soluções às suas dúvidas.

As inspirações e as ideias, as vezes surgem a partir de uma boa leitura.  São as ideias formidáveis que farão com que os leitores fiquem fascinados por sua história, por isso o primeiro conceito que você deve ter é, que sua leitura deve ser excelente para que sua escrita se torne igual.

Através da leitura você adquire alguns conhecimentos para sua história, pois ler requer esforço e dedicação, é diferente de assistir à televisão ou ouvir rádio.

Mas tenha em mente que ao ler você agrega conhecimento, que poderá ser transferido a outras pessoas através de suas histórias, pois quando o leitor emprega esforço na leitura de um livro, ele busca informações práticas, mostrando o passo a passo para alcançar o objetivo.

Quando estava escrevendo meu primeiro livro, eu já havia lido três livros com estilos parecidos, além de realizar uma constante pesquisa sobre assuntos diversos, que eu ainda não conhecia, como anatomia humana, armas, máquinas, lugares históricos.

Tudo isso agregou uma nova perspectiva sobre a história que estava escrevendo, consegui enriquecer com detalhes que ampliou minha visão do início até o desfecho.

Entenda que; se você for um bom leitor será também um bom escritor!

Até breve

Helder Diorio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *