Julgando um livro pela capa

 Você já deve ter ouvido a frase, “Não julgue o livro pela capa”.

Mas infelizmente isso não acontece com a maioria das pessoas que procuram um bom livro.

Julgando um livro pela capa

Elas buscam por capas atraentes com títulos fortes e interessantes.

As editoras por sua vez, também desejam livros com capas que gerem repercussão, mas todos gostam de uma capa bem elaborada e com acabamento profissional.

Analisando estas afirmações, podemos dizer que a capa de seu livro é sua porta de apresentação para o publico, você deve ter muita atenção no design e visão profissional que a capa deve apresentar.

Estou descrevendo a capa como a principal fonte de atenção, mas você deve ter em mente que o conjunto da obra deve ser voltado para atender as expectativas do público como: capa, contracapa, título, foto e outros detalhes que mencionarei abaixo

Vimos que as pessoas ainda julgam o livro pela capa, então vamos deixar a capa de seu livro mais interessante?

Abaixo descrevo algumas dicas de como fazer isso.

Contrate um profissional 

Sempre que possível, quando estiver construindo sua obra, contrate profissionais que podem apresentar várias opções de designer, acabamento e diagramação, além da revisão e outros serviços que podem tornar sua obra cada vez mais profissional.

Julgando um livro pela capa

Claro que há custos para cada tipo de serviço desses, alguns são mais caros e trabalhosos enquanto outros são mais em conta.

Procure por profissionais indicados por amigos, ou pesquise na internet, por empresas que oferecem esses serviços, avalie também se a empresa possui clientes satisfeitos com o trabalho deles, isso faz muita diferença.

Mas nem sempre é possível contratar os serviços de uma empresa ou terceirizado, principalmente se você é um escritor(a) iniciante, pois o custo de cada serviço pode fazer diferença no orçamento.

Por isso, muitos escritores optam por fazer todo trabalho de designer, diagramador e até revisor, eu mesmo já fiz tudo isso e posso afirmar que é possível, porém muito trabalhoso, pois no meu caso, eu ainda estava finalizando a história do meu livro e já estava pensando no modelo de capa, qual programa utilizaria para criá-la, a capa seria um desenho, ua montagem ou uma foto? Se fosse foto, como eu conseguiria tira-la, pois ela deveria ser original e única.

Isso acabou me atrapalhando na criação do final da minha história, pois perdia a concentração no que estava escrevendo para pensar no modelo da capa.

Portanto, somente defina o modelo da capa, se será feito por profissional prestador de serviço ou se você mesmo fará a criação.

O importante é você saber que a capa será seu cartão de visitas para que os leitores se atraem por seu livro.

Aproveite a contracapa para prender o leitor. 

Acima, escrevi sobre a capa sendo a principal referência de seu trabalho para os novos leitores de sua obra, porém ela não se resume somente nisso.

Julgando um livro pela capa

Existe algo que alguns escritores não se lembram ou não julgam importante, que é a contracapa.

Não dar atenção devida à contracapa é um erro, pois nela estará contida a sinopse de seu livro, sendo um chamariz pela atenção dos leitores.

Alguns escritores, principalmente aqueles que publicam sua obras somente online, deixam a contracapa sem nenhuma informação a respeito de sua historia, com isso, eles perdem a grande oportunidade de deixar mais uma informação adicional a respeito de seu livro.

Se você for adicionar uma foto sua na contracapa, certifique-se que a imagem está em alta resolução e alinhada com as cores da contracapa, pois cores muito contrastantes, podem chamar mais atenção para sua imagem do que na divulgação de sua obra.

A importância do título 

Ao escolher o titulo para seu livro, você deve levar em consideração os fatores visuais, que prendam a atenção do publico e os fatores comerciais, onde os editores, críticos e outros profissionais analisarão sua obra.

Julgando um livro pela capa

Lembre-se que o titulo escolhido para seu livro, deve conter uma combinação de pesquisa de mercado, sendo publicitário ou por demanda,

Publicitário é quando o editor, o critico ou o produtor analisarão seu livro, e a primeira chamada que deve prender a atenção deles, e quanto de impacto o titulo do livro atingiu cada um deles.

Por demanda, é quanto você escreve sobre um tema que esta em alta, e vários escritores exploraram muito do assunto.

Neste caso, você já sabe que este tema é uma tendência de mercado e seu titulo pode se baseado nisso para atender a demanda.

Crie títulos criativos, não abuse de títulos cumpridos ou vagos, isso pode confundir os leitores ao invés de deixá-los interessados.

O título também, pode deixar bem claro o gênero de seu livro, sendo possível identificar que trata-se de um livro policial, auto ajuda, uma biografia ou infantil.

Portanto, pense bem e defina um titulo adequado ao trabalho que deseja apresentar.

Como inspirar-se para criar uma capa 

Na busca de inspiração para criar capas, procure estudar pelos modelos de capas existentes.  Identifique as cores, a disposição das letras e seus tamanhos, e claro o título.

Julgando um livro pela capa

Para isso, você pode pesquisar em livrarias, sejam elas online ou não, em bibliotecas, ou mesmo em livros eu você tenha em casa.

Ao procurar por modelos de capas, você deve pesquisar por capas de livros do mesmo gênero que você escreveu, por que através deles podem surgir idéias, que se bem aproveitada, você criará uma capa que renderá elogios.

Atente-se porém, quando você pesquisar por modelos de capas, elas não devem ser copiadas, você apenas deve tirar inspiração para montar a sua, que deve ser original, assim como qualquer outra.


Resumo

  As pessoas ainda julgam o livro pela capa, e procuram por títulos interessantes.

Lembre-se que a capa e o titulo de seu livro, é a porta de entrada para seu sucesso profissional.

Portanto, assim que possível contrate profissionais que podem lhe auxiliar na montagem e designer de sua obra.

Assim como a capa, o titulo também deve ser muito bem elaborado, pois ele poderá passar pelo crivo dos editores, produtos e críticos, antes de ficar disponível ao publico.

Para inspirar-se em criar a capa de seu livro, procure por livros do mesmo gênero que o da sua historia e estude minuciosamente as cores, diagramação, fotos, letras e formato.

Procure em livrarias, sejam elas online ou não, mas identifique os modelos de maior sucesso, mas sempre criando um modelo original, sem cópias.

Até breve
Helder Diorio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *