A importância de reescrever sua história

As vezes pode acontecer de você começar a ler um livro e cansar da leitura, por ser tediosa e sem graça.

A importância de reescrever sua história

Você percebe que o(a) autor(a) não conseguiu transmitir a história com clareza e objetividade, com alguns erros de ortografia, gramática e incoerência no enredo, causando a desistência da leitura.

Este problema pode ocorrer, devido a falta de revisão do texto, no momento que o autor produziu o livro.

A falta de revisão pode comprometer a obra e, consequentemente a imagem do autor, pois cada texto necessita de uma revisão constante e, deve ser reescrito várias e várias vezes, até chegar numa avaliação final desejada.

Você deve ter em mente, que cada texto precisa de tempo para a realização de pesquisas e assim transforma-las em elementos de ação numa história.

Já foi dito em artigos anteriores, que você precisa transferir a história da sua cabeça para o papel no mesmo instante em que elas surgirem, pois a imaginação funciona muito mais rápido do que as mãos podem escrever, depois você deve reescreve-la com mais calma.

Desta forma, os personagens ganharão muito mais vida e, sua história ficara mais rica em detalhes, conforme ela vai se desenrolando.

Reescrever, para alguns escritores, pode ser algo muito difícil de dominar, já que alguns escritores preferem criar novas páginas o mais rápido possível e acabam não se preocupando com a revisão, o que pode ocasionar o abandono do livro, pelos leitores.

Você que pretende escrever ou já é escritor, precisa ter a disciplina de realizar uma revisão constante, pois assim você poderá corrigir os erros de ortografia, gramática e, terá a oportunidade de agregar valor à sua história, criando novos destinos e ações aos personagens.

Se você usar um método adequado que o ajude, então dominará a prática da revisão com mais facilidade.

Escrever um livro, assim como qualquer outro trabalho, é necessário uma série de procedimentos e disciplinas para uma abordagem profissional e estruturada, isso pode ser uma tarefa longa e solitária.

Para conseguir avançar de maneira satisfatória é preciso equilíbrio e disciplina para revisar seus textos.

Método para realizar uma reescrita

A importância de reescrever sua história

Vamos tomar de exemplo, um livro com 30.000 palavras.

Primeiro você precisa ter pelo menos 1.500 palavras de seu livro já escrita, ou equivalente a cinco páginas.

Com as páginas prontas em mãos, inicie o texto e reescreva as palavras destas páginas, adicionando novas palavras e corrigindo palavras incorretas, se necessário.

Após está primeira revisão, continue o texto escrevendo mais 1.500 palavras novas para seu livro, logo após, faça uma nova revisão, utilizando o método, ou seja, adicionar e corrigir as palavras.

Continue com este avanço até atingir 10.000 palavras, então retorne ao início de seu texto e reescreva seu livro mais uma vez, lembrando sempre de adicionar palavras novas e corrigir possíveis erros.

Este processo pode ser doloroso para alguns, mas é fundamental para garantir a qualidade, corrigir incoerências da trama, além de tornar seus personagens mais naturais.

Defina suas metas para cada 10.000 palavras para reescrever seu livro desde o início.

Revisando o método

– Escreva 1.500 palavras.

– Reescreva estas 1.500 palavras adicionando mais 1.500 palavras novas.

– Continue neste método até atingir 10.000 palavras, então reescreva seu livro desde o início.

– Após atingir a primeira meta de 10.000 palavras, continue inserindo 1.500 palavras novas até as próximas metas, de 20.000 e 30.000 palavras.

Montei o gráfico abaixo, para ilustrar melhor como ficará a reescrita de seu livro com a inclusão de 1.500 palavras novas após cada revisão.

A importância de reescrever sua história

Utilize este método para reescrever e revisar seu livro, assim você garante a qualidade, além de ter a certeza de que a trama ficou da forma que você havia planejado.

Além de toda esta reescrita feita por você, existe também serviços de revisão que profissionais oferecem, neste serviço pode incluir revisão de ortografia, gramática além de algumas dicas sobre uma melhor colocação de algumas palavras.

E você, qual técnica utiliza para realizar a revisão e reescrita de seus textos?
Compartilhe conosco nos comentários.

Até breve

Helder Diório

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *