Exercícios Para Melhorar sua Escrita e Desenvolver Diálogos

Existe um provérbio árabe que diz: “Quem estuda e não pratica o que aprendeu é como o homem que lavra a terra e não semeia”.

Baseado neste pensamento, acredito que a escrita também deve ser praticada através de exercícios, que ajudem no aprendizado e fixação das ideias.

Exercícios Para Melhorar sua Escrita e Desenvolver Diálogos

Uma das formas de treinar e melhorar as habilidades de escrita é, realizar alguns exercícios práticos e simples, para isso escrevi alguns Exercícios Para Melhorar sua Escrita e Desenvolver Diálogos.

O grande ganho ao realizar estes exercícios é, que você se sente livre, sem medo que seus textos não fiquem perfeitos, pois somente você os lerá.

Outro fator importante é que, com estes exercícios, você ganhará prática quando for trabalhar no seu livro, você notará o ganho de performance e produtividade das ideias e também, na criação de diálogos para sua história.

Estes exercícios, aumentarão sua capacidade de criação da narrativa e, ajudarão na elaboração de um estilo próprio de escrita.

Vamos a eles;

1) Escreva um texto de uma página sobre sua algo interessante que aconteceu na sua infância.

2) Escreva o diálogo de uma entrevista curta e, monte uma cena adicionando novos elementos.

3) Selecione cinco pessoas que você conheça e escreva um diálogo entre elas sobre um tema polêmico.

4) Escolha um cômodo de sua casa e, faça uma descrição com o máximo de detalhes.

5) Elabore uma entrevista fictícia com uma figura conhecida e, escreva as respostas desta pessoa.

6) Separe um livro e leia parte dele, depois reescreva esta parte num estilo diferente, adicionando elementos contrários ao texto original.

7) Selecione um livro de seu autor preferido, estude a forma como ele escreve para conheçer o estilo dele e, reescreva um trecho da história com seu próprio estilo.

8) Relembre de uma conversa que você teve com alguma pessoa. Depois escreva o ponto de vista desta pessoa na perspectiva dela.

9) Faça uma curta descrição de uma viagem que você tenha feito. Descreva como é o lugar, os detalhes visuais, como são os sons, os cheiros, a temperatura, o tempo e como você se sentiu nesta viagem.

10) Quando estiver numa área com muitas pessoas, preste atenção nos diálogos que você ouve e tente escreve-los mais tarde. Atente-se aos detalhes, como elas falam, que palavras elas usam e descreva a forma física destas pessoas.

Existem outros exercícios que podem ajudar o escritor(a), no momento de desenvolver diálogos e melhorar a escrita, acredito que o melhor de todos é ler.

Para entender melhor sobre este assunto, acesse este artigo e saiba porque ler, é a melhor base para escrever.

“A única diferença entre um homem que sabe e um outro que tem sucesso encontra-se na prática! – Heitor Durville”

Até breve
Helder Diorio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *