Dois itens importantes na criação de histórias envolventes.

As pessoas quando leem um livro, assistem um filme, ou escutam uma história qualquer de ficção, elas já estão preparadas e cientes, que tudo aquilo é apenas uma invenção do autor, ou pelo menos entendo que elas saibam disso.

Dois itens importantes na criação de histórias envolventes.Por isso, ao escrever uma história, o escritor precisa se preocupar em deixá-la coerente, assim sua imaginação pode fluir melhor, sem se preocupar se sua história será bem aceita pelos leitores.

Para isso existem dois ingredientes importantes que devem ser levados em consideração ao criar sua trama.

Vamos a eles?

Item 1 – Usando coerência

A coerência, dita regra, para que os leitores acreditem naquilo que você está transmitindo em sua história, em outras palavras, é a coerência que irá fazer as pessoas acreditarem naquilo que estão lendo e, continuarem com a leitura.

Dois itens importantes na criação de histórias envolventes.O importante é ajudar os leitores a entender a lógica da história, para isso você não precisa detalhar todos os fatos pelos quais os personagens conseguem fazer coisas além da nossa realidade, e o mais importante, como eles conseguem desenvolver tais habilidades.

Vamos tomar de exemplo a história do Super Man, ele possui poderes bem elaborados, como, habilidade de voar, ter super força, visão de raio laser, etc…

Neste caso, o autor conseguiu expor os poderes do Clark Kent (super homem).

O autor conseguiu explicar que o super homem era de outro planeta, por isso tinha tantos poderes, impossíveis a seres humanos.

Para conseguir com coerência em sua história, considere o seguinte fato:

Os leitores acreditam naquilo que faz sentido à eles e, para algo fazer sentido, é necessário que eles compreendam o contexto geral, para isso, é necessário que se tenha coerência e, para ter coerência, é necessário possuir lógica.

Vamos pegar de exemplo, personagens de uma história;

Quando o escritor cria um personagem, ele é puro fruto da sua imaginação, porém, quando bem elaborado, os leitores passam a crer em sua existência e reconhecem as características de uma pessoa de verdade, seus desejos, motivações e até  conflitos, que obedecem uma lógica.

Neste ponto, chegamos ao segundo item indispensável em histórias envolventes.

Item 2 – Criar fatos reais em suas histórias

Quando você descrever uma lógica verdadeira em suas histórias, os leitores dedicarão toda atenção na leitura de sua trama, eles buscarão saber ou desvendar fatos que são tangíveis em uma sociedade.

Dois itens importantes na criação de histórias envolventes.Os leitores não gostam de serem subestimados, eles reconhecem quando existem fatos incoerentes num personagem.

No exemplo da história de Harry Porter, o personagem principal se torna um bruxo, porém para ser como tal, ele frequenta uma escola, onde aprende as magias e ações necessárias para se tornar um bruxo.

Neste caso o leitor se apegou na lógica dos fatos, Harry se tornou bruxo, mas para isso ele precisou estudar sobre o assunto, assim como uma matéria comum em qualquer escola normal.

Foi por esta lógica que parecia real, que os leitores se interessaram.

Entenda o seguinte, não estou dizendo que os leitores se interessaram pela escola de magia, mas sim pela lógica aplicada na trama, se você quer se tornar alguma coisa, deve aprender sobre o assunto e, qual o melhor local para se aprender algo?

Numa escola, é claro, onde professores podem ajudar e ensinar os alunos sobre determinada matéria e assuntos

Adicione a isso as experiências do personagem, e ajude o leitor a entender o que motiva este personagem, porque ele faz tal coisa de tal forma.

Planeje ações e conflitos que impedem o personagem a alcançar o que deseja, e mostre o impacto disso em sua vida.

Resumo do artigo

Os leitores quando procuram por uma boa história, desejam encontrar situações que os ajudem a entender e perceber, que aquilo é uma ficção mas contem uma trama coerente e lógica.

Item 1 – A coerência, ela faz com que os leitores acreditem no que estão lendo e, queiram continuar com a leitura.

Item 2 – A lógica, quando bem aplicada numa história, prende a atenção dos leitores, fazendo-os compreender o que estão lendo, baseado nas informações e trama da história.

Pra saber mais

Neste artigo apresento mais informações sobre o motivo pelo qual os leitores desistem de ler suas histórias.

Até breve

Helder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *