Dan Brown

Biografia:

Vida de Escritor - Dan BrownDan Brown Nasceu dia 22 de junho de 1964 em Exeter, uma cidade localizada no Condado de Rockingham em New Hampshire, nos Estados Unidos, ele foi criado com seus dois irmãos mais novos.

Brown tinha uma mãe pianista que tocava na igreja, explica-se daí a convivência do escritor, ainda menino, com os dogmas religiosos.

Cresceu no campus da Philipps Exeter Academy onde o pai, Richard G. Brown, era professor de matemática.

O interesse do autor por criptografia, chaves, símbolos, códigos foi cultivado desde muito cedo, pois ele era cercado por códigos e cifras, presentes na matemática, o jovem Brown passava horas trabalhando em anagramas e palavras cruzadas.

Além disso, ele e os irmãos costumavam participar de elaboradas caçadas ao tesouro criadas pelo pai em aniversários e feriados.

Em um natal ele e seus irmãos não encontraram os presentes embaixo da árvore, mas seguiram um mapa do tesouro contendo códigos e pistas pela casa e pela cidade para achá-los.

O relacionamento que o autor tinha com o pai está presente em O Código Da Vinci, através do relacionamento dos personagens Sophie Neveu e Jacques Sauniere, assim como a caça ao tesouro mencionada no livro foi inspirada em sua infância.

Trajetória e Carreira:

Depois de sua graduação na Phillips Exeter, Brown entrou para a Amherst College, onde se formou em 1986.

Vida de Escritor - Dan BrownSua atração pelo mundo literário se deu através do romance Juízo Final de Sidney Sheldon.

Foi ao ler o livro, durante umas férias no Taiti, que Dan Brown resolveu que se tornaria um escritor de suspense.

Começou a trabalhar em Fortaleza Digital, cuja história seria ambientada em Seville, onde estudou em 1985, durante um ano.

Nesse meio tempo o autor participou da criação de um livro de comédia em parceria com sua esposa entitulado: “187 Men to Avoid: A Guide for the Romantically Frustrated Woman”, e foi assinado pelo autor com o pseudônimo de Danielle Brown.

Em 1996, Brown se tornou escritor em tempo integral, mas apenas dois anos depois é que Fortaleza Digital seria publicado.

Sua esposa, Blythe, foi a responsável pela divulgação do livro, escrevendo releases, marcando entrevistas para Brown na televisão e conseguindo participações em programas de grande audiência.

Poucos meses depois, Brown e a esposa lançaram “The Bald Book”, outro livro de comédia.

Desta vez a obra foi oficialmente creditada a sua esposa, mesmo que um representante da editora tenha dito que era um livro de autoria de Brown.

Logo em seguida Brown escreveu Anjos e Demônios e Ponto de Impacto, publicados em 2000 e 2001 respectivamente.

Obras de Sucesso:

Dan Brown é especialista em liderar as listas de mais lidos, tendo conseguido a impressionante façanha de ter quatro livros ao mesmo tempo na lista dos mais vendidos do New York Times em 2004.

Vida de Escritor - Dan Brown

FORTALEZA DIGITAL

Um ex-agente da NSA (Agência Nacional de Segurança) vira-se contra os Estados Unidos e elabora um algoritmo para invadir e inutilizar o computador superpotente da organização.

Para impedi-lo, entram em ação a chefe de criptologia da NSA, Susan Fletcher, e seu noivo, David Becker, professor universitário e profundo conhecedor de línguas estrangeiras.

A história é repleta de surpresas e o suspense, de tirar o fôlego!

O CÓDIGO DA VINCI

Mais famoso livro de Dan Brown, O código da Vinci causou fúria na igreja católica ao contar outra história sobre Jesus Cristo.

Nesse suposto lado B da Bíblia, a divindade do filho de Deus é questionada quando se descobre que ele teve uma filha com Maria Madalena e que Cavaleiros Templários, uma ordem formada por nobres, artistas e cientistas, teriam protegido tanto o segredo como os próprios descendentes.

E as dicas para a solução do mistério estão nas obras de da Vinci.

O livro foi o primeiro a virar filme, mas não foi a primeira aventura do professor Robert Langdon.

ANJOS E DEMÔNIOS

Robert Langdon surge pela primeira vez justamente em Anjos e demônios, como o personagem principal de Dan Brown nessa narrativa que conta a saga de uma verdadeira perseguição à igreja católica.

Durante a escolha do novo papa, no Vaticano, os candidatos ao posto máximo da igreja são mortos de maneiras sinistras e cheias de simbologia. Em uma trama paralela, a cientista Vittoria Vetra tenta impedir a destruição do Vaticano por uma tal de antimatéria.

Por trás de tudo isso estão os Illuminati, uma antiga fraternidade infiltrada na alta cúpula da igreja.

PONTO DE IMPACTO

Às vésperas das eleições nos Estados Unidos, políticos americanos brigam pela paternidade de um descobrimento da NASA capaz de provar a vida fora da Terra.

Um famoso oceanógrafo e uma cientista — que por acaso é filha de um dos candidatos à Casa Branca — são chamados para atestar a grande descoberta, mas levantam fortes suspeitas de que o achado, na verdade, seja uma fraude.

A partir daí, esse thriller emocionante abre espaço para uma grande perseguição.

O SÍMBOLO PERDIDO

Robert Langdon volta ao mundo das investigações criminais quando é chamado para dar uma palestra em Washington e descobre que caiu em uma cilada.

Dessa vez, é a maçonaria que está sob o olhar clínico de Dan Brown.   Aqui o autor desvenda os mitos e os símbolos dos prédios e monumentos históricos da capital dos Estados Unidos, com um final totalmente imprevisível, como já é de praxe em se tratando de Dan Brown, não é mesmo?

INFERNO

O professor de simbologia mais famoso do planeta — sim, ele mesmo, Robert Langdon! — tem agora a missão de impedir que boa parte da população mundial seja dizimada por um cientista fanático que acredita que a solução para evitar o esgotamento dos recursos do planeta é diminuir o número de pessoas sobre ele. Seguindo os versos de O inferno, de Dante Alighieri, o herói se esconde, viaja e mergulha em águas desconhecidas para evitar a catástrofe.

Prêmios e Curiosidades:

Dan Brown é atualmente, um dos escritores mais famosos do mundo, tendo os seus livros traduzidos em mais de 51 idiomas e, vendidos em diversos lugares do mundo.

Vida de Escritor - Dan Brown

Recentemente, foi nomeado uma das cem pessoas mais influentes pela Time Magazine, Dan Brown fez aparições na CNN, na Today, bem como nas páginas da Internet e revistas, na NewsWeek, Forbes, People, GQ, The New Yorker, entre outros.

O livro ‘O código da Vinci’, já venceu cerca de 80 milhões de cópias em todo o mundo e foi passado para filme pela Columbia Pictures, tornando-o um dos melhores romances de venda de todos os tempos.

Os livros “Fortaleza Digital”, “Ponto de Impacto”, “Anjos e Demônios”, “O Código Da Vinci” e “O Símbolo Perdido” são suspenses de sucesso que nos remetem a uma pessoa em comum, Dan Brown.

Ao contrário de vários autores, o sucesso de Dan Brown não foi reconhecido pelos seus primeiros livros, pois estes tiveram pouco sucesso.

Cada um vendeu menos de 10mil cópias em suas primeiras edições, mas tudo mudou depois do lançamento de O Código Da Vinci.

O quarto livro do autor se tornou-se um Bestseller, indo para a lista dos mais vendidos do The New York Times durante a primeira semana de lançamento em 2003, o que impulsionou a venda dos livros anteriores.

Em 2004, todos os quatro livros estavam na lista de mais vendidos do The New York Times na mesma semana e, no ano seguinte, Dan Brown figurava na lista das 100 pessoas mais influentes segundo a revista Times.

A revista Forbes colocou o autor em 12º lugar na sua lista de 100 Celebridades que mais lucraram naquele ano, com uma estimativa de $76,5 milhões de dólares.

Pouco tempo depois a Times escreveria uma matéria onde estimava que apenas com a venda de O Código Da Vinci o autor teria lucrado $250 milhões de dólares.

O Símbolo Perdido, o terceiro livro de Brown, envolvendo o personagem Robert Langdon, foi lançado em 15 de setembro de 2009.

Segundo a editora, no dia de seu lançamento o livro vendeu um milhão de cópias em capa dura e versões e-book nos EUA, Inglaterra e Canadá, levando a editora a imprimir 600mil copias a mais as cinco milhões já impressas para a primeira edição.

Inspirado pela venda dos livros, Brown chegou a declarar em uma entrevista que teria em mente mais 12 livros com o personagem Robert Langdon.

De suas cinco obras já lançadas, apenas duas ganharam as telas do cinema: O Código Da Vinci em 2006 e Anjos e Demônios em 2009.

O primeiro gerou controvérsia e péssimas criticas, enquanto o segundo se saiu bem melhor.

Nos filmes, o especialista em simbologia Robert Langdon foi interpretado por Tom Hanks (autor de “O Terminal”).

Frases e Pensamentos de Dan Brown:

Vida de Escritor - Dan Brown

 “Viver num mundo, sem tomar consciência do significado do mundo é, como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros.”

“Tudo é possível. O impossível apenas demora mais.”

“Abram a mente, meus amigos. Todos nós tememos aquilo que foge à nossa compreensão”

“As grandes mentes são sempre temidas pelas mais medíocres.”

“Tente dobrar um braço e ele resistirá. Mas convença uma mente a pensar como você deseja e, terá conquistado um aliado.”

============================================================

Fontes:
http://biografia.ahistoria.com.br/dan-brown-resumo-e-obras/
https://www.meliuz.com.br/blog/livros-dan-brown