Como planejar a escrita de seu livro.

Para quem já encarou uma página em branco, sabe que escrever não é fácil.

Escrever é um processo, assim como a maioria dos ofícios, onde sua principal ferramenta é a criatividade.

Como planejar a escrita de seu livro.

 

Porém, várias pessoas entendem que escrever é algo feito somente por prazer e, não reconhecem que além de uma arte, também é um processo a ser executado.

Quando uma pessoa decide escrever um livro, normalmente dá-se pelo motivo de gostar muito de leitura e, entende que possui uma boa história para contar.

O que normalmente acontece, é que a pessoa tenta escrever seu livro sem nenhum conhecimento técnico, apenas escreve aquilo que surge na mente.

E o que normalmente acontece neste caso?

Por não ter nenhum planejamento e não estar baseado em nenhuma estrutura ou técnica, a pessoa acaba abandonando a escrita de seu livro e, fica frustrada por não finalizar seu projeto.

Ter um plano bem definido para iniciar seu trabalho, é essencial para quem pretender ser um escritor, amador ou profissional, pois ao assimilar as etapas e processos que devem ser executados no seu projeto, você consegue determinar, por exemplo, quando será finalizado seu livro e acompanhar cada etapa planejada.

Para isso, eu utilizo algumas ferramentas simples e práticas voltada a atingirem metas, que me auxiliam muito em todo o processo de criação até finalizar o projeto.

Ferramentas de planejamento

Um dos maiores ladrões de sonhos é a procrastinação.

A palavra por si só já é feia, e realizar o que ela propõe é pior ainda, porém, confesso a você que eu era um procrastinador nato, sempre arranjava uma desculpa para não ter finalizado algum projeto.

Como planejar a escrita de seu livro.

Mas, a partir do momento que implementei um planejamento adequado, percebi que o meu resultado no final do dia, tinha sido muito satisfatório e produtivo.

Para evitar que minhas histórias fossem esquecidas numa gaveta, passei a planejar todos os passos, desde monitorar até medir os resultados,isso me ajuda muito do início ao fim das minhas histórias.

Entenda que para tudo na vida é necessário planejamento, tomemos de exemplo o esporte.

No futebol, vôlei, natação, tênis, basquete, para todas estas modalidades é necessário um planejamento adequado, com rotina de exercícios, aplicação de teorias e práticas, na busca de atingir metas definidas, entenda que para escrever, também há necessidade de um bom planejamento.

Neste caso, a soma de pequenas tarefas realizadas diariamente, engloba o processo todo.

Existem ferramentas gratuitas que podem auxiliar o escritor neste momento de planejamento, entre elas eu indico as seguintes:

Xmind

É uma ferramenta de código aberto para a elaboração de mapas mentais, esta é a ferramenta que utilizo na elaboração de minhas histórias.

Como planejar a escrita de seu livro.Com ela é possível criar e apresentar todas as fases do projeto, desde o surgimento da ideia, montar os capítulos, personagens, trama, páginas, edição, divulgação e o que mais você achar necessário.

Os mapas mentais são utilizados em diversas áreas e podem ser criados a mão, mas esta ferramenta executa todas as necessidades do escritor no momento de planejar sua obra.

Neste artigo, escrevi mais detalhes sobre esta ferramenta e como você consegue fazer o download gratuito da última versão e, utiliza-lo em seu projeto.

Agenda Google

Esta ferramenta é muito útil, pois apresenta ao escritor uma visão macro que pode ser por dia, semana, mês, além de uma visualização de todos os processos marcados como compromisso.

Como planejar a escrita de seu livro.

A aplicabilidade desta ferramenta para o escritor, é mostrar quais tarefas devem ser realizadas em determinados dias, e assim você terá maior controle de qual ação deve ser executada em determinado dia.

 

Planilha Excel

O Excel disponibiliza um excelente planejador de projetos que é muito útil ao escritor.

Como planejar a escrita de seu livro.Trata-se de uma planilha pronta com nome “Planejador de Projetos do Gráfico de Gantt” onde você pode adicionar todas as atividades e, ao mesmo tempo, acompanhar o progresso de cada uma através de um gráfico com a evolução.

Utilizo está planilha para elaborar o planejamento das minhas histórias, por apresentar uma visão geral do progresso da obra e ao mesmo tempo monitorar e mensurar os resultados, até mesmo pelo smartphone.

Considerações

O importante no planejamento é ter suas metas bem definidas, selecione as ferramentas que mais você se adapta e monte seu planejamento, ele pode ser feito até num aplicativo de seu smartphone, para ter o controle sempre em suas mãos.

Não ignore esta etapa do processo, ela exerce um papel essencial dentro de seu projeto, e poupará tempo, organização e dinheiro, além de evitar a temida procrastinação.

Até breve
Helder Diorio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *