Como ler melhor e mais eficiente

A leitura também é um processo e, talvez você precise alterar o modo como executa esse processo.

Neste artigo, mostrarei técnicas simples e eficazes para melhorar o estilo de leitura, aumentar a velocidade e compreensão do texto.

Para isso passamos por três etapas no processo de leitura.

Compreensão
Compreender o que esta lendo é, primordial ao resultado que deseja com a leitura do texto.

Pois nosso cérebro capta as imagens das letras e as codifica em informações.

Entendimento
Na fase de entendimento, nosso cérebro organiza as informações e interpreta os dados conforme nossos conhecimentos.

Para ter melhor entendimento sobre o que está lendo, procure por novos conteúdos referentes ao mesmo assunto.

Assimilação
Nesta última fase nosso cérebro integra o conteúdo ao arquivo de conhecimento.

A partir deste momento, temos uma opinião fundamentada sobre o assunto.

Porque não lemos?
Um dos grandes motivos pelo qual não lemos mais é, a falta de concentração.

Ela é a maior queixa dos leitores, que acabam abandonando a leitura ou não compreendendo o assunto do texto.

Para resolver este problema, existem algumas soluções que podem ser aplicadas, vamos verificar!

  • Separe um tempo para realizar a leitura.

Procure sempre utilizar o mesmo tempo e local para realizar a leitura, desta forma seu cérebro criará uma rotina e estímulos para concentração.

Se por caso você não sabe qual o melhor horário, leia em horários diferentes e descubra em qual deles você conseguiu se concentrar melhor.

  • Crie uma rotina antes de iniciar a leitura, desta forma seu cérebro será avisado sobre o momento da concentração, para realizar a leitura.
  • O tempo que você leva para realizar a leitura é menos importante, o que importa é a qualidade da leitura.

As etapas para gerar concentração
Existem técnicas que podem ser aplicadas para gerar mais atenção, entre elas podemos destacar;

  • Ambiente confortável – criar um ambiente confortável, atrai maior motivação e concentração para leitura.
  • Evitar distrações – Ao decidir o período disponível para leitura, é importante evitar todo tipo de distração, como telefonemas, conversas, smartphone, etc…
  • Resolver as pendências antes de ler – Faça o telefonema, vá ao banheiro ou resolva alguma pendencia bancárias, antes de realizar a leitura, assim você evita as preocupações, focando-se apenas na leitura.
  • Gere interesse – Leia livros e textos de seu interesse, desta forma haverá mais intereresse evitando o abandono do texto no meio da leitura.

Uma técnica muito usada para ter ganho de produtividade é a Técnica Pomodoro, neste artigo eu apresento mais detalhes de como utilizar esta técnica.

Características de uma boa leitura

Velocidade

Para obter a boa leitura de um texto é importante manter o ritmo, se você acelerar a velocidade, será ainda melhor.

Porém, muitas pessoa pensam que acelerando a velocidade da leitura, pode prejudicar o entendimento, mas isso não acontece.

Na verdade, quando aprendemos a ler, começamos num ritmo lento e nos acostumamos neste mesmo ritmo, porém se acelerarmos a velocidade da leitura, nosso cérebro também acelera o processamento a atenção e compreensão do texto, nada é perdido, somente muda-se a velocidade tendo maior rendimento e foco na leitura.

O cérebro pode ganhar desempenho quando aceleramos a velocidade da leitura, podemos tomar como exemplo quando dirigimos um carro.

Quando dirigimos em baixa velocidade podemos fazer várias coisas ao mesmo tempo, como conversar, trocar a estação do rádio, observar a paisagem ao redor, ler as placas de sinalização mais de uma vez, etc…

Quando aceleramos a velocidade do carro, nosso cérebro tende a aumentar a atenção e o foco,conseqüentemente aumenta a concentração na pista.

Evite a regressão

Lemos anteriormente que acelerar o ritmo da leitura aumenta a concentração e desempenho, mas devemos evitar regredir o texto e ler um trecho mais de uma vez.

Treinar para evitar essa regressão, também favorece a compreensão do texto. Se ao invés de voltar no trecho que não entendeu você continuar a leitura, perceberá que o contexto é suficiente para compreender aquele trecho que ficou com duvida.

Mas, se mesmo assim você não entendeu alguma parte do trecho, faça uma releitura rápida, pois aquele conteúdo não será mais novo para seu cérebro.

Se durante a leitura surgir dúvidas quanto as palavras, ou parte da leitura, anote-as para que seja resolvido logo após o termino da leitura.


Resumo do artigo

A leitura também é um processo, sendo assim existem métodos para aumentar a produtividade e concentração, conseqüentemente maior aproveitamento do texto.

Este processo exige compreensão, entendimento e assimilação, onde cada fase deve ser executada para obter maior produtividade.

Entendemos, que o principal motivo pelo qual as pessoas não lêem é, a falta de concentração.

Para evitar isso, devemos criar um ambiente e tempo que favoreça a leitura, sempre lembrando que o tempo que você leva para realizar a leitura é menos importante, o que importa é a qualidade da leitura.

Podemos utilizar a técnica pomodoro para ajudar na produtividade da leitura, mantendo um tempo determinado para este fim.

Aumentando a velocidade da leitura ganhamos em ritmo, lembrando que isso não impede a compreensão do texto.

Evitar a regressão de um trecho não compreendido trará benefícios, pois ao prosseguir com a leitura, o próprio texto será suficiente para compreensão daquele trecho não entendido.

Se mesmo assim as duvidas permanecerem, anote-as para resolução posterior.

Até breve
Helder Diório

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *