Como fazer o leitor “Devorar” seu livro!

Por que você acha que as pessoas escolheriam ler história de um escritor (a) desconhecido? Como fazer o leitor “Devorar” seu livro, ao invés de assistir filmes, seriados, peças de teatro, ou apenas ficar navegando na internet, ou pelas redes socias no smartphone?

Só de pensar nisso, você já desanimou, não é mesmo?

Se as pessoas não querem ler nada do que você escreve, por mais que você escreva bem, pelo simples fato de ter uma enorme quantidade de opções de entretenimento, talvez mais atrativas à elas, é preciso pensar em como atrair a atenção destas pessoas.

E há outra questão, se mesmo com todas estas distrações, as pessoas decidem ler livros, você como escritor (a), tem de enfrentar a concorrência de outros escritores que estão na mesma jornada.

Chamando a atenção dos leitores

Como fazer o leitor “Devorar” seu livro!

Para conseguir atenção dos leitores à sua obra, e dar subsídios para que eles permaneçam na leitura, escrevi abaixo algumas dicas.

  • Tenha atenção particular nas primeiras linhas de sua história, elas devem despertar a curiosidade dos leitores.
    Neste artigo, eu descrevo um texto mais completo sobre este tema.
  • Os fatos e os personagens, devem entrar em cena logo no início da história, sem necessariamente ser o protagonista. Para isso levante questões intrigantes e misteriosos, porém sem respostas imediatas, prendendo os olhos dos leitores até desvendarem o suspense.
  • Agora, com o crédito dos leitores, é preciso dar sequência no suspense, apresente o personagem principal para contextualizar a história.
    Dê dicas do papel do protagonista na história, com elementos de sua personalidade.
    Crie empatia com os leitores, introduza conflito e expectativa com os próximos acontecimentos.
  • Imagine que seu leitor pode abandonar a leitura de sua história a qualquer momento, e seu papel como escritor (a) é não deixar que isso aconteça.  Para manter seu leitor na expectativa, imagine seu próximo parágrafo como um reforço e estimulo para continuidade da leitura.
  • Pense naquilo que o leitor espera de sua história, normalmente o que o leitor deseja é uma experiência emocional forte, ele quer sentir alegria, ficar indignado, aterrorizado, e principalmente, surpreendido.    O escritor (a) deve sempre pensar em situações que não crie indiferença do leitor em relação a história, pois se isso acontecer é provável que ele abandone a leitura.

Retribua ao leitor

Quando um leitor dispõe de tempo para ler sua obra, você como escritor (a) deve retribui-lo com uma história que o entretenha.Como fazer o leitor “Devorar” seu livro!Para passar uma sensação de bem-estar ao leitor, é importante ter empatia e entender o que ele espera encontrar na leitura, perceba, que a maioria deles são impacientes e, podem não acreditar na capacidade de um escritor (a) iniciante tem, ao escrever uma história.

Pensando desta forma, você deve elaborar histórias com mais chances de ganhar atenção e ser mais valorizada pelos leitores.

Para retribuir a atenção que o leitor deu ao seu livro, traga algo que agregue valor a leitura, insira alguma curiosidade no ponto de vista do personagem.

Neste artigo, eu demonstro com mais detalhes como criar um personagem marcante e, deixar seus leitores mais propensos a se familiarizar com eles.

Alguns escritores gostam de inserir ganchos em suas histórias, eles atraem mais a atenção dos leitores, pois apontam lugares, pessoas e situações vividas ou presenciadas pela maioria deles em se cotidiano.

Por exemplo, se uma história é passada em uma praia do litoral norte de São Paulo, por que não incluir detalhes como, o nome da praia, se utilizou alguma trilha para chegar ao lugar, nomes de estrada e rodovias que dão acesso ao local, se há morados ou comércios por perto.

Inserindo estes “ganchos”, você além de trazer mais para perto leitores que conhecem, ou moram perto do lugar, você atiça a curiosidade dos que ainda não conhecem.

Até breve
Helder Diorio

2 Comentários

  1. Henriques Freitas Gomes

    Gostei bastante este artigo.

    Para isso, preciso alguma ajuda sua. Escrevi um Livro que ainda não foi editado e gostaria que você analisasse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *