Como encontrar tempo para escrever

Encontrar um tempo durante o dia para escrever pode não ser fácil, ainda mais se você tem que cumprir expediente num trabalho formal de oito horas por dia, que na maioria das vezes exige se deslocar por longas e cansativas horas, para ir e voltar.

Como encontrar tempo para escrever

Algumas pessoas chegam em casa exaustos e precisam dar atenção aos filhos ou concluir outros afazeres.

Mas se você não é como a maioria das pessoas e não tem o dia repleto de tarefas, e mesmo assim não consegue disponibilizar um tempo para escrever, então continue lendo este artigo que poderá te ajudar a adquirir este hábito.

Analise o seguinte, durante a semana realizamos certos hábitos que nem levamos em consideração, porém eles podem “roubar o tempo” deixando-o estressado e com a sensação de que o dia passou tão depressa e não conseguiu realizar nem a metade que havia programado.

Podemos alterar estes hábitos através da gestão do tempo, que se resume em definir quais são as prioridades do dia, e a partir desta definição é possível seguir o plano para realizar as tarefas programadas.

Uma dica que pode te ajudar a encontrar uma brecha é aproveitar o tempo que você navega nas redes sociais para escrever neste período.

Outra solução é levantar um pouco mais cedo, ou, para quem tem filhos, aproveitar o tempo depois que eles forem dormir.

Sei que as mudanças são desconfortáveis no começo, mas aplicando a técnica das prioridades dentro das brechas do tempo, você pode avançar bastante em suas metas.

Escritores que pretendem ser profissionais, também precisam se policiar e evitar as tentações da internet, pois eles arrumam um jeito mesmo quando não querem, enquanto amadores encontram uma desculpa.

Será que é necessário escrever todos os dias?

 Eu já ouvi muitas afirmações de que para se tornar escritor profissional é necessário escrever todos os dias, mas como sou meio teimoso, fiquei pensando, será mesmo que preciso escrever todos os dias?

Lance seu Livro

 

Meu argumento é o seguinte, se eu fizer um planejamento de escrever por uma hora ininterrupta no período noturno e de repente acontece um imprevisto e não conseguir seguir o planejamento em determinada noite, ou se em algum momento, a quantidade de palavras escritas está abaixo do esperado, entre outros problemas.

Para evitar estas frustrações, é necessário se programar melhor até moldar uma rotina que se adeque melhor a estes imprevistos.

O mais importante é que você escreva, mesmo que não seja da forma que havia planejado, mas dedique-se um período até que ele se torne um hábito.

E lembre-se que, a rotina pode ser ajustada a qualquer momento, a favor de melhorar o tempo ou os melhores dias que achar propício para escrita.

Ninguém precisa se privar de suas outras responsabilidades basta ao planejar, evidenciar as prioridades, e aquilo que é mais importante pra você naquele momento.

Claro, se você pretende ser um escritor profissional toda prioridade deve ser voltado a este propósito, assim como estudar, ler livros de vários gêneros diferentes, participar de eventos e cursos, assim você ganha mais espaço neste meio.

Tempo para escrever

 Uma das causas mais comuns que o escritor desiste de escrever um livro, é a falta de inspiração.

Como encontrar tempo para escrever

Muitos escritores, dizem que só escrevem quando surge a inspiração, porém o escritor profissional não espera a inspiração chegar para escrever, ele escreve mesmo assim, aguardando a inspiração chegar entre um capítulo e outro de sua história.

Para começar você não precisa planejar que escreverá todos os dias trezentas palavras até se adaptar a rotina, esta meta de mil palavras pode ser planejada para a semana, e depois de conseguido esta primeira meta, você pode avançar com mais palavras em menor tempo possível, até atingir a meta principal de seu planejamento que é de mil palavras por dia.

Desta forma você poupa uma frustração de não ter atingido a meta, por ela ser pouco tangível a primeiro momento, e criar metas mais inteligentes e mensuráveis.

Criando metas em pedaços menores e mensuráveis, você mantém o foco na concretização desta meta, sabendo que será possível ser realizada.

Encontrar tempo para escrever irá depender de dois fatores, planejamento e comprometimento, com estas duas questões resolvidas você pode ter a garantia de que conseguirá encontrar as benditas “brechas de tempo” para criar o hábito da escrita.

Aliás, será que você consegue uma “brecha” para escrever, neste exato momento?

Nem que seja para deixar seu comentário sobre o que achou deste artigo?


Resumo

Encontrar tempo para escrever pode não ser uma tarefa tão árdua como algumas pessoas pensam.

Criar hábitos que ajudam neste sentido é a melhor forma de conseguir atingir este objetivo.

Uma maneira de realizar isso é através de um planejamento em metas que podem iniciar semanalmente e depois com o tempo e adaptações estas metas podem ser diárias.

Saber como aproveitar estas “brechas de tempo” ajudará você a planejar o tempo e o que pretende escrever neste período.

Até breve
Helder Diorio

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *