Como chamar atenção do leitor desde o início de sua história

Quando você escreve, sua pretensão é transmitir no papel toda sua criatividade e imaginação, que foi transformada em história, porém descobrir como chamar atenção do leitor desde o início de sua história, é essencial para gerar interesse do leitor à descobrir o desfecho da história.

Porém, o leitor tem a opção de ler ou não seu trabalho,e isso você não pode determinar, mas pode adicionar detalhes que prenda a atenção do leitor e gerar interesse.

Os primeiros parágrafos de sua história, são determinantes para que o leitor tome a decisão de continuar ou não com a leitura.

Para que estes parágrafos sejam atraentes você precisa ter em mente dois itens essenciais, que são; qual tipo de história você pretende descrever ao leitor, e de que forma isso será apresentado.

Você precisa adicionar elementos que agucem a curiosidade e deixe o leitor entusiasmado por como será o próximo passo da história, deixa-lo inquieto e pensativo no desfecho da trama.

No início o leitor tentará identificar quem são os personagens, qual o conflito ocorre, aonde ocorre e o período histórico, com estas informações processadas, o leitor avaliará se deve ou não seguir com a leitura.

Acrescente suspense

 

Uma das formas de prender a atenção do leitor é adicionar uma pitada de suspense logo no início da trama, assim você provoca a curiosidade fazendo com que ele(a) sinta vontade de prosseguir para descobrir o que acontecerá nos próximos parágrafos.Lance seu Livro

“Ele soltou da aeronave com seu paraquedas.  Era muito experiente naquilo que fazia, pois já era profissional a mais de dez anos, e para aliviar o peso, preferia não usar o paraquedas reserva, somente o principal.  Quando o velame alcançou 12 mil pés de altitude, ele puxou a alavanca de abertura, algo o fez arregalar os olhos, a corda presa a alavanca arrebentou, e a velocidade da queda parecia aumentar.   Ele já conseguia ver o pequeno grupo de pessoas em terra, que aguardavam sua aterrissagem, e o desespero aumentava.  

Tentou desesperadamente localizar a ponta da corda, mas a velocidade do vento atrapalhava sua manobra, o altímetro estava com o ponteiro no vermelho, ele precisava urgentemente de um plano”

O ideal é descrever nesta primeira parte um texto sem sentido, à primeira vista, mas que seja solucionado no desenrolar da trama.

Tipo de personalidade

Inicie o texto com uma característica incomum ou especial ao personagem, assim o foco será voltado em descobrir mais sobre os hábitos ou estilo de vida de seu personagem.Como chamar atenção do leitor desde o início de sua história.

“Era o horário de maior movimento naquele ponto, um homem andava no meio daquela perigosa avenida sem se preocupar com as buzinas, xingamentos e os desvios perigosos dos retrovisores.   Pisava precisamente, em cima da faixa amarela que traçava a divisão das pistas, e só parou repentinamente quando se deparou com algo que o irritou muito, e o deixou apreensivo.   A faixa amarela terminou em um cruzamento, os carros continuavam passando em alta velocidade, mas sua única preocupação era em procurar a continuação daquela faixa.   Ele tinha acabado de ser diagnosticado com TOC, mas seu tratamento ainda não havia iniciado”

Mostre ao leitor um aspecto essencial desta personalidade, para que ele crie interesse, se identifique ou procure verificar se as informações sobre determinado ponto estão coerentes.

Neste texto apresentado, a informação de diagnóstico de TOC faz com que o leitor se interesse em saber mais ou nos casos que o leitor se identifique, procure reconhecer assimilação ao personagem.

Demonstre valor

Passe a informação de algo precioso e seu desaparecimento, depois, apresente opções para que o leitor se envolva e crie entusiasmo em descobrir o que aconteceu.Como chamar atenção do leitor desde o início de sua história.

“O único objeto que comprova a teoria da existência de uma civilização subaquática, desapareceu do laboratório de análises. O alerta foi acionado e as portas trancadas automaticamente, agora as perguntas surgem. Quem pegaria tal objeto? Se alguém furtou, qual o interesse naquele item? Agora, cabe aos investigadores procurar por pistas e interrogar os envolvidos”

Realizando perguntas como esta do texto acima, além de atrair o leitor, você abre um leque de caminhos que podem ser explorados em sua história.

Esta é uma forma de evitar o chamado “bloqueio de escritor”, pois com estas opções você pode seguir a linha por vários caminhos diferentes.

Pontos contrastantes

Você pode iniciar sua história apresentando um fato contrastante.

Como chamar atenção do leitor desde o início de sua história.

Apresente um momento importante sobre um personagem, e logo após adicione contraste, que pode ser algo imprevisível.

“Aquele era o momento mais especial que ela vivia, depois de muitos anos voltados aos estudos agora ela podia comemorar, seu tão sonhado título de doutora finalmente estava sendo entregue.

Porém, no mesmo instante que ela recebeu o título nas mãos, um baque surdo ecoou pela sala logo atrás dela, chamando a atenção de todos os convidados, que se voltaram imediatamente em direção ao som”

Apresentando fatos contrastantes, você consegue passar dois momentos distintos do personagem ao leitor, desta forma, além de já apresentar as reações e emoções do personagem nos primeiros momentos da história, você direcionará a atenção para o desenrolar daquele fato específico.

Adicione tempo

No início da história, crie uma passagem com limite de tempo, envolvendo um ou mais personagens.

Como chamar atenção do leitor desde o início de sua história.

Este limite pode ser para conquistar um objetivo ou finalizar um serviço, como o exemplo abaixo:

“Esta era a primeira tarefa de campo que Jonas participava, apesar do intenso treinamento que ele enfrentou antes de sua aprovação no pelotão especial da polícia, aquela situação ainda o fazia sentir medo.

Havia um artefato deixado num carro em frente a embaixada, sua missão era descobrir se aquilo se tratava de uma bomba e desarma-la.

Ao chegar ao local, ele foi direto ao artefato e constatou que se tratava de uma bomba armada e com contador regressivo que demonstrava três minutos e contando.    Agora Jonas tinha pouco tempo para resolver aquele problema, seu aprendizado precisava entrar em ação.  Sentiu a tensão e o calor de seu sangue que aumentava a temperatura corporal.  Uma gota de suor escorreu por sua testa, seus olhos arregalados passavam pelos fios e suas ligações em torno do artefato.

O cronometro continuava em regressão, agora Jonas tinha poucos minutos para realizar a operação, ele sabia que não podia desistir, pois muitos aguardavam o sucesso daquela operação”

Após adicionar uma introdução que prende a atenção do leitor, na intenção de descobrir o desfecho da história, o trabalho agora é para manter o interesse nas cenas seguintes.


Resumo

Para gerar interesse do leitor por sua história, existem situações que você pode criar no início, logo no primeiro capítulo, e deixar o leitor com vontade de descobrir o que acontecerá nas próximas páginas.

– Um destes recursos é adicionar suspense para provocar curiosidade ao leitor.

– Outro recurso utilizado é incluir uma personalidade forte ao personagem, desta forma o leitor pode se identificar ou buscar maiores informações sobre o assunto.

– Informe algo de valor que está desaparecido, depois apresente opções ao leitor, fazendo com que se envolva e crie entusiasmo em descobrir o que aconteceu.

– Ao apresentar contrastes na história, você ativa diversos tipos de emoções dos personagens, assim você direciona a atenção do leitor par descobrir mais sobre a história.

– Utilizando um recurso onde há um limite de tempo para finalização de uma tarefa, o leitor é envolvido, mesmo sem perceber, e cria interesse para descobrir o desfecho.


Agora é planejar qual destes modelos você pretende utilizar no inicio de sua historia e assim prender a atenção do leitor desde o início.

Até breve

Helder Diório

 

2 Comentários

  1. Mari Colombini

    Muito bom! Vou participando de oficina seguindo seus artigos. Obrigada!

    • Olá Mari

      Fico feliz por saber que este artigo foi uma grande ajuda.
      Continue acompanhando as postagens, que teremos mais por vir.

      Obrigado e sucesso
      Helder Diorio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *