Como aproveitar o máximo da leitura com o método SQ3R

Você já sentiu, ou sente dificuldade, em extrair o máximo de informações de um livro?

Como aproveitar o máximo da leitura com o método SQ3R.Tem dificuldade de absorver informações importantes após ler algum material, que será útil num determinado momento da sua vida?

Para ajudar nestas questões, existe uma técnica de leitura muito prática chamada, SQ3R, que foi desenvolvida pelo psicólogo Francis Pleasant Robinson em 1946 e, apresentada em seu livro Effective Study (Estudo Eficaz).

Trata-se de um método de estudo que ajuda a fixar o conteúdo aprendido, ele é considerado o mais eficiente para esta finalidade até hoje.

Esta técnica é uma mescla de outros métodos já conhecido como a releitura, criação de resumos e grifar textos, entre outros.   Este método foi resumido em cinco passos rápidos, para armazenar todo conhecimento adquirido.

Ela é muito utilizada, pelos jovens americanos que estão iniciando seus cursos nas universidades, por ser uma técnica prática, eficaz e ao mesmo tempo, simples.

Os cinco passos desta técnica são; Examinar, Questionar, Ler, Reproduzir e Revisar, em inglês Survey, Question, Read, Recite e Review, (SQ3R).

Agora, vamos identificar todos estes passos do método;

Survey (Pesquisar)

Quando estamos de frente a um novo livro, ou qualquer outro material a ser lido, o que ocorre na maioria das vezes com as pessoas, é ir diretamente à leitura do primeiro capítulo, ou do primeiro parágrafo do material, pulando o sumário, os agradecimentos, a contra capa, até a sinopse.

O que este primeiro passo propõe é que você identifique primeiro todas as informações do livro, quem é o autor da obra, a capa e contracapa, quantos capítulos a obra se divide e, o que compõe a sinopse.

Comece folheando o material, identifique as palavras chave, o cabeçalho, mesmo que você não tenha entendido, pois assim, você prepara seu cérebro para receber as informações, criando uma expectativa favorável ao material a ser lido.

Nesta etapa, você não deve se preocupar em compreender todo o assunto, o mais importante aqui é garantir a qualidade do que esta sendo lido, para reter as informações que realmente são úteis a você.

Como nesta etapa, a leitura deve ser mais superficial, ela não deve tomar muito tempo, por ser apenas uma identificação prévia ao cérebro, sobre o assunto a ser tratado.

 Question (Questionar)

Ao questionar, seu cérebro trabalha em busca de respostas, que serão encontradas no material que você tem em mãos, isso motiva e gera mais interesse na leitura.

Nesta etapa, a técnica é questionar sobre o que será aprendido, pois assim você despertará maior interesse pela leitura.

Faça questionamentos sobre o título do material, o cabeçalho, a sinopse, os capítulos que são apresentados no sumário, enfim, questione tudo, assim sua motivação consistirá em encontrar estas respostas, durante a leitura.

Esta parte da técnica entra no mesmo conceito utilizado na interpretação de texto ensinado na escola, onde primeiro é necessário ler o texto completo e as perguntas do final, para depois procurar as respostas no texto novamente.

Você pode realizar algumas perguntas para que a sua memória considere as respostas úteis num outro momento.

Perguntas como; qual o ponto principal deste assunto? O que este capítulo quer explicar? Como esta informação pode me ajudar? São o inicio de uma série de perguntas que pode ser realizada ao analisar o material.

Read (Ler)

Esta é a etapa onde você realmente irá ler o material, mas conforme dito anteriormente na etapa questionar, você deve ler o texto completo, mesmo se você tiver dúvidas em algum trecho, pois a continuação da leitura permitirá que seu cérebro continue trabalhando a procura da resposta e, o próprio texto poderá saná-la no decorrer da leitura.

Um erro que deve ser evitado ao ler um texto é dividir seu conteúdo em partes, pois desta forma, você perderá o conjunto da idéia central e, várias duvidas poderão surgir sem as devidas respostas.

Procure um lugar tranqüilo para realizar a leitura evitando distrações e, caso não entenda algo, volte a leitura para sanar as dúvidas.

Caso encontre partes mais difíceis de entendimento dentro do texto, reduza o ritmo da leitura e releia estas partes difíceis até as dúvidas não existirem mais.

Recite (Reproduzir)

Ao reler o que foi visto, você torna a leitura mais ativa, além de ajudar na fixação da idéia e aprendizado.

Nesta etapa do método, você precisa grifar as partes que considera mais importante, como um ponto chave para o entendimento do material.

Reproduza o material da forma que fique fácil o entendimento quando você o ler, faça o resumo do texto, crie mapas mentais, destaque pontos importantes, escreva partes do texto com suas próprias palavras.

Neste passo é onde você estrutura a idéia para ajudar a memorizar o conteúdo, por isso, abuse das forças a seu favor como; escrever sobre o assunto, observar os pontos principais, falar e ouvir sobre o assunto.

Desta forma você constrói um conteúdo forte, aumentando a retenção do conteúdo que estudou,         sane todas as dúvidas que porventura ficaram pendentes e finalize a leitura.

Review (Revisar)

Esta última etapa consiste em fazer a revisão de todo conteúdo que você fez nas etapas anteriores.

Esta revisão é baseada nas partes grifadas que você destacou no texto, a leitura do resumo que foi efetuado, uma releitura do mapa mental, acrescentando partes que porventura tenha ficado de fora.

Enfim, a revisão deve ser feita sempre que você finalizar um trabalho, seja ele nos estudos, leituras e escritas, ela deve se tornar algo indispensável, para não deixar sua mente propensa ao esquecimento.

Resumindo

O método SQ3R é uma técnica que ajuda  fixar o conteúdo aprendido na prática.

Como aproveitar o máximo da leitura com o método SQ3R.

É formada por cinco etapas; Examinar, Questionar, Ler, Reproduzir e Revisar, que foi desenvolvido pelo psicólogo Francis Pleasant Robinson em 1946.

A etapa examinar ou pesquisar consiste em, fazer um sobrevôo no material a ser lido, como; ler a sinopse, o subtítulo, o sumário, a apresentação e tudo mais que agregar conhecimento sobre o assunto.

Na etapa questionar, como o próprio nome diz você, deve elaborar questionamentos sobre o assunto a ser tratado, desta forma, seu cérebro ira buscar respostas no material, motivando sua concentração e aprendizado.

Na etapa ler, é onde você realmente “entra de cabeça” no material a ser lido, aqui você deve fazer uma leitura minuciosa sobre o material, reduzindo o ritmo da leitura em caso de não haver entendido sobre alguma parte.

Na etapa reproduzir, você torna a leitura mais ativa, transformando o material numa forma que fique mais fácil o entendimento.

E na última etapa, a revisão, sua mente irá fixar toda a matéria aprendida, evitando assim que caia na curva de esquecimento, ao longo do tempo.

2 Comentários

  1. VitorV

    Tenho desejo de escrever história da minha existência, porém tenho receio de ferir susceptibilidades ou revelar alguns episódios que me embaraçariam diante de minha esposa e outras pessoas.
    Como estou chegando aos 70 anos, tenho medo de esquecer minhas memórias, e depois, jamais pudesse recuperar, restaurar estas verdades.
    Aspiro alguém que com a experiência que não tenho, possa me orientar para vencer estes óbices para retomar este ideal e utopia, até então.
    Agradeço por alguém que me ajudasse a vencer esta etapa ou (taipa) do desaguadouro de minhas letras…
    Muito Agradecido!
    Muito Obrigado!
    Amém!

    • Olá Vitor

      Acho uma excelente iniciativa, pois são poucas as pessoas que tomam coragem para escrever a própria história, justamente por alguns episódios que possam causar constrangimento, tanto para o personagem como para outras pessoas envolvidas.

      Porém, a essência da uma autobiografia é, conseguir transmitir toda experiência acumulada durante a vida, de forma que possa ao mesmo tempo, expor as coisas boas e ruins servindo como lição para condicionar outras pessoas, ou simplesmente deixar seu legado.

      No entanto, escrever a própria história parece ser mais simples, pois o personagem é o próprio autor, entretanto, é necessário ter a linha do tempo bem definida com alguns pontos dispostos, para auxiliar na estrutura dos capítulos, exemplo;

      Infância – lembranças de amigos, educação e brincadeiras
      Adolescência – descobertas, desejos e aspirações
      Adulto – companheirismo, conquistas e pretensões.

      Esta estrutura pode ser o ponto de partida para sua escrita,

      Caso necessite, pode solicitar mais informações para o andamento de seu projeto.
      Estamos à disposição para ajuda-lo, não deixe essa ideia na gaveta, coloque-a em prática.

      Pode entrar em contato através do e-mail: contato@lanceseulivro.com

      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *