5 Motivos que fazem seus leitores desistirem de ler suas histórias

Você já começou a ler um livro e desistiu da leitura antes mesmo do primeiro capítulo?

Comigo já aconteceu.5 motivos que fazem leitores desistirem de ler suas histórias

Por outro lado, alguns livros despertaram minha atenção logo nos primeiros parágrafos, e não consegui parar de ler até saber o que aconteceria nos próximos capítulos.

E por que isso acontece?

Acredito que alguns fatores como, escolha do gênero, personagens maus descritos, início monótono até diagramação e espaçamento entre linhas, interferiram na leitura, e me fez desistir, talvez pudesse ser até boa história no final.

Mas confesso que não consegui continuar.

Pensando nisso, descrevi abaixo alguns outros motivos pelos quais podem fazer seus leitores desistirem de ler suas histórias.

Saber o que fazer para evitar alguns erros, pode trazer mais credibilidade e atenção as suas histórias.

Então, vamos entender!

Não ter Foco

Um ponto crucial que afastam os leitores de suas histórias é a falta de entendimento do enredo apresentado desde o início da história.

5 motivos que fazem leitores desistirem de ler suas histórias

Algumas histórias transmitem apenas breves divagações sem sentido, deixando o leitor sem saber qual o rumo que sua trama seguirá.

Isso acontece, quando o autor(a) não direciona sua história ao objetivo final, ou seja, toda ação que determinado personagem executar, uma descrição de cenário, ou um fato fora do comum, devem ser voltados ao desfecho final.

Por isso a importância de ter em mente o final de sua história, desta forma é possível evitar possíveis “desvios na rota” e manter o leitor empolgado em todos os capítulos.

Manter-se sempre focado na trama de sua história é a forma mais simples de evitar que suas idéias tomem um rumo diferente do que você havia planejado.

O foco direcionado ao desfecho final é a forma mais fácil e prática de manter-se no rumo de sua história.

Por exemplo, se sua história é sobre uma viagem a uma ilha paradisíaca, este é o ponto final, ou seja, todo trajeto, os acontecimentos e aventuras que ocorrerem com os personagens durante a história, devem estar voltados a alcançar este objetivo, ou seja, chegar a ilha paradisíaca.

Ter uma linguagem complexa

Um dos principais motivos pelos quais os leitores desistem de continuar com a leitura de um livro é o tipo de linguagem que autor utilizou na história.

5 motivos que fazem leitores desistirem de ler suas histórias

Textos com vocabulários complexos, intimidam os leitores e os afastam de continuar com a leitura, pois estes textos podem passar a falsa ideia de que o autor, tentou direcionar o texto para um público específico, ou está tentando passar algo que ele realmente não é, assim o leitor pode acreditar que ele não se encaixa naquele tipo de linguagem e abandonar a leitura.

Existem formas que você pode utilizar para evitar estas situações, uma delas é fazer revisões constantes de seus textos, para identificar este tipo de linguagem.

Procure utilizar uma linguagem mais popular com expressões comuns do dia a dia, claro que depende do que seu texto exige, e o direcionamento correto ao público.

Para assimilar melhor o entendimento de seu texto, disponibilize parte dele para leitura de seus amigos ou para seus fiéis leitores, desta forma você terá informações valiosas sobre o andamento, e se a história está agradando o público.

Não prender a atenção

As primeiras linhas de uma história sempre necessitam de mais atenção, pois nelas estão contidas as principais linhas de interesse dos leitores.

5 motivos que fazem leitores desistirem de ler suas histórias

Mesmo que haja um conflito inicial que prende a atenção do leitor, se você não der atenção necessária à trama em uma sequência lógica, que aponte o propósito do conflito, o leitor também pode perder o interesse.

Neste artigo, você encontra mais informações sobre como prender a atenção do leitor desde o início de sua história.

Por isso, mantenha o foco na ideia central da história, direcionando o conflito neste caminho, assim além de guiar a leitura, você evita inserir informações desnecessárias, que não tenha a ver com a história.

Outra informação importante é criar uma linha do tempo indicando os principais pontos da história até atingir o objetivo principal.

Esta linha do tempo pode ser criada por um desenho simples, que te guiará na direção do seu objetivo final na história.

História entediante

Se sua história não prendeu a atenção do leitor desde o primeiro parágrafo, mesmo assim ele continuou com a leitura, nos próximos parágrafos e capítulos você precisa apresentar fatos que agucem a curiosidade ou os deixem ansiosos.5 motivos que fazem leitores desistirem de ler suas histórias

Manter os fatos em perfeito equilíbrio, pode ser bom para o alinhamento do roteiro mas pode ocasionar uma história entediante ao leitor, que busca por conflitos e fatos surpreendentes em sua história.

Para criar conflitos e fatos que despertem curiosidade do leitor, você não precisa de aplicar muito esforço, elabore um clima de tensão entre os personagens e deixe as informações incompletas no primeiro momento.

Desta forma seu leitor criará interesse em descobrir o que acontece com determinado personagem, ou sobre um novo acontecimento que muda o rumo da história.

Lembre-se, mesmo que você altere o rumo da história, o foco deve ficar direcionado ao final, assim como vimos nas dicas anteriores.

Utilize uma estrutura que apresente estes picos de surpresas e criam fatos interessantes, uma delas que é utilizada em vários roteiros é a jornada do herói.

Neste artigo você encontra mais material sobre esta estrutura, que pode te auxiliar na montagem de uma história empolgante.

Informações desnecessárias

 

Em algumas histórias, os autores inserem mais descrições sobre o mesmo ponto, com páginas e mais páginas sobre as características físicas de personagens, ou uma descrição detalhada de um cenário que não possui nenhuma ligação com a história, porém nada disso pode acrescentar valor a narrativa.5 motivos que fazem leitores desistirem de ler suas histórias

Ao inserir fatos, você precisa além de criar situações que incentivem a leitura é necessário ser objetivo ao descrever um personagem ou a cena criada para o momento.

Toda informação deve possuir sua importância no contexto, e envolver situações com os dramas apresentado pelos personagens, pois se isso não ocorrer pode ocasionar desinteresse do leitor.

Informações em demasia pode ser prejudicial, pois além de afastar os leitores, você corre o risco de ficar tão envolvido nos detalhes de personagens e cenas, que acabará desviando da linha principal da história.

Se sua história é sobre o furto de um quadro valioso, passar informações detalhadas sobre a arma utilizada pelo policial que está envolvido no caso, não acrescentará muito valor na história.

 


Resumo

Existem situações em que os leitores podem perder o interesse por suas histórias.

Identificar estas situações, evita perda de tempo e todo esforço empregado virar uma decepção.

Entre algumas situações, perder o foco da ideia central de sua história é uma delas, pois se você começar a descrever uma cena, e se envolve muito naquele ponto, o que ocorre é a falta de entendimento da trama pelo leitor, perdendo o interesse.

A linguagem complexa também é um ponto que deve ser levando em conta, pois se o leitor perceber que o tipo de linguagem empregado é muito confusa, ele pode ficar entediado e facilmente desistir da leitura.

Evitar este tipo de linguagem pode ajudar em outra questão importante que é, prender a atenção do leitor desde os primeiros parágrafos da história.   Conforme apresentado neste artigo, saber como prender a atenção do leitor inserindo curiosidades, gerar conflitos, entre outros, evita que o leitor desista logo no início da leitura.

Para que isso não ocorra, a história também não pode ser entediante, por isso surpreender o leitor conforme ele avança na leitura é a forma mais correta de se prevenir quanto a sua desistência.

Assim como passar uma quantidade excessiva de informações irrelevantes também não ajuda permanência fiel do leitor em sua história.

Até breve
Helder Diorio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *