Escrevendo uma história de mistério em 5 passos

Escrevendo uma história de mistério em 5 passosUma trama de mistério tem o poder de aguçar a curiosidade dos leitores, este é um gênero literário muito popular e que normalmente atrai muitos leitores, deixando–os mais envolvidos com a história, quando tentam desvendar um assassinato ou roubo.

Eu sempre gostei destes gêneros de histórias, pois me faz pensar na criatividade e talento que o escritor aplicou ao criar a trama.

Um escritor que conseguiu aplicar estas situações com muito talento foi o Sir Arthur Ignatius Conan Doyle, com suas famosas histórias do detetive Sherlock Holmes, e suas histórias de mistério no campo criminal.

Ao ler estes tipos de história, o suspense e o enredo te deixam sem conseguir desgrudar os olhos do livro, até descobrir o desenrolar da trama.

Se você adora ler mistérios de assassinato e quer tentar escrever uma história, este artigo sobre ‘Escrevendo uma história de mistério em 5 passos’, vai te ajudar bastante.

Passo 1- Pesquisar em vários canais

A parte essencial de uma história de mistério, é montar a trama de forma que surpreenda o leitor quando ele ler a parte do clímax que desvenda o mistério.

Escrevendo uma história de mistério em 5 passos

Se você está iniciando neste gênero, e está sem ideia para continuar ou finalizar a trama, uma alternativa para conseguir inspiração por novas ideias, é pesquisar bastante sobre este gênero em diversos canais disponíveis.

A pesquisa pode ser realizada através da leitura de livros, assistindo filmes ou séries policiais ou de detetives particulares.  Desta forma, as ideias surgirão com maior clareza, e você poderá dar um novo sentido ou ter ideias para sua história.

Mas lembre-se que o motivo de ler livros e assistir filmes deste gênero, não é para copiar a história nem os personagens, a ideia aqui é para captar novas formas de iniciar ou finalizar sua história, você pode utilizar partes da trama, mas lembre-se de criar personagens que sejam coerentes a sua história.

Através das pesquisas, você consegue montar o básico de uma história deste gênero, assim você não se preocupa em dar sentido na montagem da estrutura, já que os elementos essenciais já foram encontrados.

Se você ainda não tem ideia e não sabe como elas podem surgir, leia este artigo, que poderá ajudar na elaboração delas.

Passo 2 – Para quem escrever?

No mesmo instante em que você realiza a pesquisa, é importante determinar para qual público pretende escrever, pois adolescentes possuem gostos diferentes dos adultos, quando se trata de mistério.Escrevendo uma história de mistério em 5 passos

Por exemplo; um mistério ligado a políticos ou ações governamentais de determinados países, pode não ser interessante para adolescentes, do mesmo modo que criar situações de conflitos de jovens bêbados em uma balada, pode ser cansativo para adultos.

A importância em determinar o público certo, pode resultar no sucesso de sua história, que posteriormente será aplicando na divulgação direta ao público escolhido.

O mais importante aqui é escrever o que você mais gosta e tem facilidade, criando situações que você tem mais afinidade, ajuda a ter mais precisão na elaboração da trama e montagem dos personagens.

Mesmo que você perca um tempo para determinar o público com que pretende trabalhar, isso garantirá um melhor resultado no final de sua história.

Passo 3 – Crie um ambiente

Antes de iniciar sua história, você precisar criar um cenário onde ela é desenrolada.  Especifique alguns itens para te guiar pela trama da história, responda algumas perguntas relacionadas, como:

Escrevendo uma história de mistério em 5 passos

  • Do que se trata sua história de mistério?

De um assassinato, um roubo, uma expedição à procura de um tesouro, etc

  • Se for assassinato, quantos ocorrerão na história, somente um ou mais?
  • Existe somente uma vítima, ou mais de uma?
  • Como estas vítimas viviam, elas foram perseguidas antes por seus assassinos?
  • Como e aonde ocorreu o mistério?

Defina o local onde ocorreu o mistério, numa casa, numa escola, num shopping…etc.

  • Quais pessoas são suspeitas pelo assassinato, ou roubo?

Descreva o perfil dos personagens suspeitos pelo crime, se possuíam ligação com a vítima, se tinham antecedentes, ou eram pessoas sem nenhuma suspeita aparente.

  • Tenha definido quem é o assassino ou ladrão, assim você terá melhor visão na montagem e ligação dos personagens.

Criando uma trama bem elaborada desde o início, reduz exponencialmente as chances de falhas ou furos na história, deixando-a coerente com o propósito.

Responda estas perguntas e anote-as quando for montar sua trama, leia este artigo onde você pode encontrar mais informações de como criar uma trama de sucesso.

Passo 4 – Crie a estrutura

Após construir a ideia, monte a estrutura que dará fluidez a sua história, siga os passos ordenados para não deixar as “pontas soltas” na trama.

O importante em usar uma estrutura, é aproveitar uma forma mais clara e objetiva por onde sua história seguirá.

Para isso, criei esta estrutura com a linha de tendência, modelada com um passo a passo para montagem da sua história.

Escrevendo uma história de mistério em 5 passos

Todos os itens desta estrutura estão detalhados numa apresentação a parte.

Clique aqui para baixar a sua estrutura, com todos os detalhes para seguir neste modelo.

Optei por deixar estas informações num material a parte, para que o artigo não fique muito extenso.

Passo 5 – Crie um meio termo

Escrevendo uma história de mistério em 5 passosHistórias complicadas demais podem desanimar o leitor, fazendo com que ele desista da leitura e consequentemente crie uma certa barreira por suas tramas.

Do mesmo modo, quando as histórias são muito fáceis e previsíveis, o leitor pode entender que aquilo não é para ele e aquela história é voltada para outro tipo de público, ou pior, ele pode entender que o autor está questionando sua inteligência, quando apresenta uma história tão evidente como esta.

Um bom exemplo para criar um meio termo, é seguir a estrutura apresentada aqui no passo 4 e também fazer algumas revisões conforme for criando seus capítulos.

Ao fazer revisões constantes e por capítulos, você consegue determinar se a trama está complexa ou simples, o ideal é descrever partes simples e adicionar cenários mais complexos, que exigem forçar mais a mente do leitor para tentar resolver o mistério.

Procure manter a história mais realista, desta forma ficará mais fácil determinar as ações dos personagens e trará maior entendimento e relacionamento do público com os cenários por onde se passa a história.


Resumo 

– Pesquise pelo gênero em livros, filmes e seriados, assim você terá mais ideias na criação da trama e personagens.
– Determine para qual público você pretende escrever sua história.  Entenda que o público jovem espera situações de seu cotidiano, e público adulto espera mais coisas realistas que possam ser mensuradas.
– Descreva por onde se passa toda a trama, defina o ambiente por onde se desenrola a história, assim você terá o ponto de partida para apresentar ao público.
– Utilize uma estrutura para guiar os passos na trama e apresentar várias situações ao público, criei esta estrutura para auxiliar nesta função.
– Elabore histórias que sejam de entendimento do público, mesclando entre situações complexas e simples, sem entediar o leitor.

Ps: Espero ter ajudado você a dar um passo a mais na criação de sua história de mistério, inscreva-se no nosso portal para receber mais artigos e informações sobre o mundo literário.

Segue novamente o link para baixar o material

Escrevendo uma história de mistério em 5 passos

 

“Quando você elimina o impossível, o que sobra por mais incrível que pareça, só pode ser a verdade – Sir Arthur Conan Doyle

 

 

Até breve
Helder Diório

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *